Quais as Principais Ferramentas para Gestão de Social Mídia

Quem decide trabalhar com marketing digital, sabe que saber escolher as ferramentas certas para otimizar estratégias, é imprescindível. Isso porque sem elas, o tempo despendido em relatórios, disparos e outras tarefas do dia a dia, certamente comprometeria e muito a produtividade dos profissionais.

Falamos bastante sobre essa importância no post sobre Como Escolher as Ferramentas Certas para o Marketing Digital, onde você conheceu (ou pode conhecer) todos as necessidades e objetivos para as mais diferentes necessidades — desde o disparo de e-mails à gestão de Ads.

Como o marketing digital é repleto de caminhos estratégicos, as ferramentas indicam atalhos que podem garantir soluções excelentes para seus objetivos. E é sobre como encontrar esses atalhos, especialmente em redes sociais, que falaremos hoje.

Qual a importância das ferramentas para gestão de social media

Entender a importância de atuar nas redes sociais estão tão claro para as empresas, que, segundo pesquisas, mais de 92% já fazem isso.

Ficar de fora desse bolo não só pode atrasar o crescimento de sua empresa, como também pode desfavorecê-la frente aos concorrentes. Fazer parte disso é uma estratégia inteligente e eficiente, mas para que demanda o mínimo de conhecimento sobre os tipos de ferramentas disponíveis.

De maneira geral, as ferramentas de marketing digital são desenvolvidas para garantir ganho de tempo e otimização de ações e, uma vez utilizadas, tornam-se indispensáveis.

Veja abaixo 4 respostas sobre a importância de automatizar sua gestão de social media:

1. Ganhar eficiência para leitura de métricas e resultados

Mensurar é metrificar. E metrificar é ler de forma clara se sua empresa está ou não tendo os resultados que deseja. Se a sua empresa deseja crescer 10% em um mês, mas você percebeu que cresceu apenas 5%, você sabe que algo precisa ser melhorado. E o que vai dizer em qual processo evoluir, são as métricas.

Acompanhar os números de engajamento, crescimento de seguidores e conversões é muito importante. Mas imagine ter que fazer essa leitura manualmente a partir das inúmeras variáveis das redes sociais? É impossível.

Ferramentas de métricas, como Google Analytics, Facebook Insights, RD Station e Social Bakers, entre outras, garantem o acompanhamento eficiente de análises que mostram se os resultados que você deseja estão sendo realmente obtidos.

Além disso, metrificar é entender claramente se determinados investimentos, como, por exemplo, se o impulsionamento de um post no Facebook, estão trazendo o retorno esperado, bem como facilitar o entendimento sobre em que ponto é preciso realizar mudanças para melhorar os resultados.

2. Garantir velocidade para monitorar suas páginas

Quem está nas redes sociais pode ter sua voz facilmente ecoada. E isso pode funcionar para o bem ou para o mal. Se um determinado usuário influenciador fala bem de sua empresa, isso pode ser maravilhoso para que muitas outras pessoas a encontrem e melhorem seus resultados. Mas se isso o comentário que parte desse mesmo influencer é negativo, os problemas podem chegar mais rápido do que você imagina.

A única maneira de detectar esses incêndios ainda em suas fagulhas, é monitorando o que falam sobre o seu negócio. E quando a sua presença está em diferentes redes sociais, com muitos seguidores, esse acompanhamento manual torna-se muito mais difícil e oneroso.

Ferramentas de monitoramento, como Hootsuite, Buzzmonitor, Tweetdeck, Buffer, entre outras, garantem velocidade e eficiência para monitorar o que falam sobre sua empresa, bem como outras palavras-chaves relacionadas ao seu mercado, permitindo esclarecer rapidamente dúvidas de seus usuários ou solucionar rapidamente problemas relacionadas aos seus produtos ou serviços.

3. Diversificar sua presença em várias redes sociais

Não que você precise estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Mas garantir presença em mais de uma é importante. E isso você perceberá pesquisando e analisando o sue perfil de público x os resultados desejados.

Se a ideia é ganhar presença no mercado, Facebook e Linkedin, por exemplo, são fundamentais. Se a ideia é divulgar produtos e serviços, Youtube, Instagram e Facebook são importantes. Se a ideia é aumentar as conversões, muitas dessas redes, incluindo o Twitter, podem ajudar você.

A questão é entender onde seu público está e o que você precisa apresentar a ele.

Ferramentas de social media que agendam postagens, monitoram menções e metrificam resultados, em diferentes redes ao mesmo tempo, tornam-se essenciais para facilitar e muito o trabalho de sua equipe, garantindo que sua empresa apareça no momento certo, no lugar certo para as pessoas certas.

4. Espalhar seu conteúdo

Ganhar visibilidade facilita o crescimento de sua empresa, possibilita o aumento nas conversões e cria oportunidades. E isso, sem dúvidas, é o que as redes sociais mais podem fazer pelo seu negócio.

Entre os principais esforços para garantir que essa visibilidade ocorra, está a produção de bons conteúdos. Quanto mais o seu time produzir conteúdos de qualidade, mais facilmente sua empresa será encontrada pelo público.

Essa produção inteligente de conteúdos pode ser por meio de posts em blogs, com otimizações SEO, imagens criativas para Facebook ou Instagram, postagens institucionais no Linkedin ou até mesmo vídeos no Youtube.

No sentido da criatividade, deixe o talento do seu time resolver. Após a veia criativa correr solta, é só espalhar os conteúdos nas ferramentas como Hootsuite, RDStation e outras ferramentas de disparo imediato ou agendado.

Quais são as principais ferramentas de redes sociais

Cada vez mais desenvolvedores e srtartups estão concentrados em criar ferramentas eficazes para a gestão de redes sociais.

Aqui na Buli, por exemplo, a Contentools é a ferramenta que utilizamos para criar fluxos de produção de conteúdos e otimização SEO, enquanto a ferramenta RDStation nos ajuda a levar esses conteúdos para clientes por meio de disparos de e-mails e traz ótimas mensurações de aberturas, taxas de rejeição entre outras tantas funcionalidades.

Além dessas duas ferramentas, outras ótimas soluções, são:

Google Analytics

Conhecida popularmente como Analytics, essa ferramenta é utilizada por mais de 70% das empresas que trabalham com marketing digital.

Sua principal utilização é para análises de tráfego de blogs e redes sociais, oferecendo relatórios detalhados e com importantes apontamentos sobre o comportamento do público em suas páginas.

Com o Analytics é possível entender quais os tipos de postagens que mais atraem a atenção dos consumidores, o cálculo do ROI (Retorno Sobre Investimento), entre outros dados importantes.

Hootsuite

É uma ferramenta importante para disparar ou agendar, ao mesmo tempo, conteúdos para diferentes redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Além disso, pode verificar a origem do tráfego nas redes, promover sorteios, monitorar menções e muito mais.

Tweetdeck

Permite criar e disparar conteúdos no Twitter, para mais de uma página ao mesmo tempo, bem como monitorar menções sobre sua marca, acompanhar trends, filtrar conteúdos que interessam e ficar atento sobre o que seus principais concorrentes e o público estão dizendo.

Buffer

Assim como o Hootsuite, o Buffer é uma ferramenta de marketing digital que permite gerenciar diferentes redes sociais ao mesmo tempo. Além disso, garante o acompanhamento de ações em seus conteúdos, como curtidas, comentários e compartilhamentos.

Socialbakers

É uma boa opção para gerenciar e monitorar suas páginas, bem como mostrar quais são as marcas que mais se destacam nas redes sociais. A plataforma cria rankings de engajamento e possibilita ficar por dentro de tudo o que marcas de seu segmento estão fazendo para conquistar a atenção e envolver o público.

Não tenha dúvidas: escolher as ferramentas corretas para as redes sociais é importantíssimo para os seus negócios. E para isso, a Buli é uma excelente parceira com a qual você pode contar não só para escolher as ferramentas mais eficientes de acordo com as redes nas quais seu público está, como também para ajudar a produzir relatórios eficientes com insights que realmente levem aos objetivos desejados.