Saiba a importância da análise para campanhas digitais

Uma boa estratégia de Marketing Digital  é aquela que considera o máximo de alcance para as publicações de conteúdos. E isso, envolve a grande necessidade de análises inteligentes para entender como garantir ainda maior efetividade para as campanhas.

Abaixo, daremos boas dicas sobre como você pode fazer isso em sua empresa, daremos dicas sobre os principais passos de uma análise e, ao final, mostraremos um case de sucesso da Buli que está diretamente relacionado a uma análise inteligente e completa de marketing digital. 

Siga conosco e confira!

Como fazer a análise de uma campanha de marketing

Podemos responder essa questão com duas palavrinhas: sem pressa. Isso porque uma análise completa de marketing digital leva tempo. É preciso cuidado e olhar criterioso para entender quais estratégias estão dando certo, quais precisam de maior esforço para obter bons resultados e quais devem ser descartadas. 

É a partir desse cuidado que a metodologia será adaptada para as novas necessidades da empresa de acordo com seus objetivos principais. 

Campanhas de leads: quantidade x qualidade

Um bom exemplo do quanto a análise de uma campanha de marketing digital é importante, é quando há um esforço específico para a geração de leads. 

Muitas vezes, o investimento proposto para conversão de lead (CPL – Custo Por Lead) pode até ter sido bem calculado. Contudo, isso não significa que os resultados alcançarão uma boa quantidade de leads bem qualificados. E leads qualificados são aqueles que genuinamente têm interesse nos conteúdos oferecidos por sua empresa.

Um bom exemplo disso é a ideia de que poderíamos gerar 2.000 leads com o baixo custo de R$ 0,5 cada – algo fantástico, não é? Porém, de nada adianta esse ótimo resultado se boa parte dos leads simplesmente não é qualificada. 

Portanto, mais importante do que a quantidade de leads alcançados, será a qualidade dos mesmos. Será muito mais interessante se a sua empresa converter apenas 100 leads qualificados, ainda que com o custo de R$ 10 cada. Isso porque haverá muito mais possibilidade de esse investimento ter ótimo retorno a partir de uma nutrição inteligente. 

É assim que funciona a análise de dados para campanhas digitais: elas devem guiar para os melhores caminhos para fazer a sua empresa alcançar os objetivos definidos. E isso, tenha certeza, garante o sucesso dos seus negócios. 

O que fazer para ter um lead qualificado

Defina as necessidades, objetivos e prazos

Embora muita gente ache que a análise de marketing digital comece apenas no final de um determinado período da campanha, é importante entender que não é bem assim.

A análise deve começar já desde o início, estabelecendo um objetivo bem claro sobre o que a sua empresa deseja alcançar. E são muitos os objetivos que poderão ser considerados, como o aumento de conversão de leads, o aumento de vendas, o aumento do tráfego para o site ou blog e assim por diante.

Portanto, o primeiro passo é entender bem qual a principal necessidade de sua empresa, estabelecer qual o objetivo desejado e em qual prazo alcançar esse objetivo. 

Crie filtros

O que é realmente importante analisar? O número de cliques? Os detalhes demográficos de onde partem esses cliques? O tempo de permanência nas páginas? A taxa de conversão dos e-mails? 

Os filtros precisam ser definidos conforme o principal objetivo e prazo. Escolha apenas aqueles que fazem sentido e deem leitura completa sobre como está o andamento de sua campanha atual para alcançar a meta proposta. 

Analise, analise e analise

É preciso analisar muito os dados. Diariamente, se possível. É só assim que você entenderá se os os seus esforços estão mesmo seguindo para o objetivo definido. 

Isso será muito importante para ver a tempo se existe algum problema que precisa ser rapidamente solucionado, como, por exemplo, a configuração da campanha. 

Essa observação constante evitará desperdícios de investimentos e até mesmo otimizar uma determinada estratégia que vem se mostrando um sucesso. 

Lembre-se de que analisar não é se concentrar apenas em números

Analisar não é apenas coletar números e compará-los. É fundamental que exista um crivo técnico e questionador sobre detalhes que possam estar interferindo negativamente em sua campanha. 

Procure entender se os conteúdos entregues estão mesmo sendo destinados à etapa correta do funil, se a imagem de um determinado post faz realmente sentido com o texto que o acompanha, se a landing page precisa passar por testes que melhorem ainda mais as conversões e assim por diante. 

Muitas vezes esses podem ser os detalhes que estão interferindo nos resultados de sua campanha. Portanto, faça análises mais profundas, pois, muitas vezes os números podem demorar para apontar algo que não esteja dando certo. 

Case Agência Buli: Como corrigimos a campanha de marketing digital de uma loja de sapatos femininos

Quando se fala em campanhas de marketing digital, é comum que muitos gerentes associem essa necessidade apenas para e-commerce. Mas não é bem assim.

Está mais do que comprovado de que mesmo as lojas físicas devem garantir esforços no ambiente digital para aumentar suas vendas. O segredo, no entanto, está no planejamento e análise correta da estratégia.

Um bom exemplo está neste case. Após receber uma solicitação para reunião comercial com os gerentes de uma loja de sapatos femininos, em uma loja física de um grande shopping em bairro nobre em São Paulo (SP), soubemos das dificuldades enfrentadas com a baixa quantidade de vendas da loja virtual dessa mesma empresa. 

Após a análise realizada, percebemos alguns pontos muito importantes, como:

– Altos custos com Campanhas Ads;

– Falta de acompanhamento nos resultados de ROI e CAC;

– 83% de curtidas no Facebook vindas de um público que não era o alvo;

– Mais de 100 mil seguidores no Instagram sem que houvesse uma estratégia para personas qualificadas;

– Vínculo da loja virtual ao host, impossibilitando otimizações de SEO;

– Falta de sincronia entre parceiros e colaboradores, criando grandes ruídos na identidade da marca;

– Nenhum post de produto nos canais sociais eram vinculados aos produtos na loja virtual.

Após as devidas correções, conseguimos impulsionar as vendas da empresa como era desejado e, a partir disso, essa parceria resultou em muito mais frutos de sucesso para ambos os lados.

Esse é um bom exemplo de que na Buli, antes de qualquer proposta ser fechada, há uma análise cuidadosa no marketing atual do cliente para entender suas reais necessidades, além de definir quais canais e ferramentas serão necessárias para cada projeto.

Isso significa que não fazemos pacotes de estratégias encaixotadas: cada cliente merece personalização total das estratégias conforme suas necessidades. 

É com essa clareza e acompanhamento cuidadoso na análise de resultados que nossos analistas ajudam as empresas em cada etapa das estratégias digitais — seja com Inbound ou Outbound Marketing.