6 ferramentas para SEO que você precisa conhecer

O SEO é uma realidade para qualquer empresa que deseja investir em marketing digital. Logo, as ferramentas para SEO são fundamentais.

Seja para otimizar as postagens de blog ou as páginas de um e-commerce, garantir que sua empresa apareça entre as primeiras posições nos motores de busca, principalmente do Google, é muito importante. Afinal, além de excelente economia com investimentos em Ads, essa solução garante ganho de autoridade, relevância no segmento e muito mais chances de sua empresa ganhar reconhecimento do público. 

Em outro post, já falamos sobre o quanto é importante escolher as ferramentas certas para o marketing digital. Nesse artigo, nos aprofundaremos nas principais ferramentas para SEO. 

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é prática de otimização de conteúdos a partir de palavras-chaves para que as suas publicações em blogs ou sites apareçam entre os primeiros resultados das buscas do Google – os chamados resultados orgânicos. Essa é uma definição breve sobre SEO, já que essa estratégia conta com otimizações de links, backlinks, títulos, subtítulos etc.

Em nosso blog temos postagens especialmente voltadas para quem está aprendendo sobre SEO:

Por ser uma estratégia que sempre pode ser aperfeiçoada, a leitura desses artigos será uma ótima maneira de começar a ter uma compreensão mais aprofundada sobre como escolher as melhores ferramentas para uma gestão de SEO mais eficaz e produtiva.

Principais práticas de SEO

Antes de conhecer as principais ferramentas para SEO disponíveis no mercado, é importante saber quais são as práticas de SEO. Para facilitar esse entendimento, separamos, primeiramente, os tipos de otimização que podem fazer parte da estratégia de SEO.

Pesquisa de palavras-chaves

É a principal prática de SEO. Isso porque, para considerar quais páginas devem ser melhor ranqueadas em seus motores de busca, o Google prioriza os conteúdos mais relevantes dentro do tema buscado pelo usuário.

Definir adequadamente quais palavras-chave devem ser utilizadas, garante que elas estejam estrategicamente posicionadas ao longo do conteúdo e em locais importantes, como o título (H1), o preview e os subtítulos (H2, H3 etc.). É assim que seu conteúdo será associado à busca do usuário, alcançando bons resultados nas buscas orgânicas. 

O uso das melhores ferramentas para SEO para identificar quais devem ser essas palavras e descobrir qual a quantidade de concorrentes que já decidiram utilizá-las, é fundamental para o bom ranqueamento dos seus conteúdos

Quer uma dica prática? Nossas palavras-chave para o conteúdo que você está lendo foram “ferramentas para SEO”, bem como suas variações. Perceba como as utilizamos no título, subtítulo e links e ao longo do conteúdo. Essa estrutura é muito importante para reforçarmos o entendimento dos motores de buscas sobre a relevância do nosso conteúdo sobre o tema. 

Otimizações On-Page

Quando você cria um conteúdo relevante, é importante distribuir links internos ao longo do texto, aprofundando o conteúdo em outros posts que tenham associação com o tema abordado. Essa técnica é especialmente importante para aumentar o tempo de navegação no seu site, reforçando a autoridade do seu domínio sobre o conteúdo. 

Essa estratégia é especialmente importante para que o Google considere o seu conteúdo como relevante para as buscas dos usuários. 

Para garantir a qualidade das suas otimizações on-page, é importante utilizar ferramentas para SEO que façam uma varredura nos conteúdos produzidos, bem como sugiram possibilidades de otimização a partir das palavras-chaves definidas como principais. Ou seja, essas ferramentas identificam as principais palavras-chaves do seu texto e recomendam a linkagem mais adequada com outras publicações já produzidas.

Otimizações Off-Page

Assim como o Google considera relevante e valoriza páginas que entreguem conteúdos ricos com complementos a partir de otimizações on-page, o mesmo acontece com as otimizações off-page. Essas otimizações consideram sites terceiros que criam links mencionando os seus conteúdos – os chamados backlinks

Por exemplo, se a sua página foi citada por outro site que reconhecidamente tem relevância sobre o tema, o Google irá valorizar ainda mais o seu site a cada busca que o usuário fizer sobre esse assunto.

O uso de ferramentas off-page é importante para atestar a qualidade desses backlinks, já que essas menções podem vir de sites com vírus, malwares e outros problemas que podem afetar os usuários.

Além disso, essas ferramentas para SEO podem indicar sites terceiros que você poderá mencionar ao longo dos seus conteúdos.  

Benchmarking 

Monitorar seus concorrentes e analisar o posicionamento de cada um nas buscas do Google faz parte das estratégias de SEO. Por meio dessa análise é possível observar quais estratégias foram utilizadas para garantir os bons resultados deles nos motores de buscas.

Relatórios

Os relatórios são muito importantes para diagnosticar as fontes de visitas para as suas páginas, o tempo médio de navegação dos visitantes, a taxa de rejeição à página e muitas outras informações que mostram o desempenho das suas estratégias de SEO. 

Principais ferramentas para SEO

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as  práticas de  SEO, é hora de conhecer as principais ferramentas para gestão de SEO, que garantem ganho de tempo, produtividade e inteligência para alavancar ainda mais seus conteúdos. 

Google Keyword Planner

Para figurar entre as principais páginas nos motores de busca do Google, nada melhor do que utilizar as ferramentas para SEO criados pela própria empresa, como o Keyword Planner.

Essa ferramenta traz um painel com as principais análises da palavra-chave que você deseja utilizar. Essas análises envolvem volume de buscas, competição e sugestões de palavras similares

Vale lembrar que a escolha das palavras-chaves deve ser uma das principais atenções no seu planejamento de estratégia SEO.

Google Analytics

Google Analytics garante uma análise completa sobre o comportamento dos visitantes das páginas do seu site, incluindo tempo médio de navegação, taxa de rejeição, dados demográficos, sites que levaram os visitantes às suas páginas, tipo de dispositivos e navegador utilizados, além de outros insights poderosos.

Google Search Console

Search Console consegue analisar diversos elementos que reforçam o SEO do seu site, como buscas de palavras-chaves, backlinkslinks internos, erros dos buscadores e muito mais. 

A integração do Search Console com o Google Analytics pode trazer muitos benefícios para a estratégia de SEO.

SEMrush

É uma das ferramentas para SEO mais completas, por isso, é uma das mais populares. 

Um dos pontos que faz da SEMrush uma opção indispensável é a análise de competitividade do seu site em relação aos concorrentes. A partir desse dado, fica mais fácil entender como otimizar ainda mais os seus conteúdos. 

Entre as principais funcionalidades do SEMrush estão:

  • Pesquisa e posicionamento de palavras-chaves;
  • Análise de qualidade do conteúdo criado;
  • Checagem do poder SEO nas páginas;
  • Pesquisa de posicionamento orgânico;
  • Acompanhamento de posicionamento;
  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Auditoria completa de SEO;
  • Análise dos concorrentes;
  • Análise de backlinks
  • Monitoramento.

Semrush é, sem dúvida, uma ferramenta que deve ser considerada na sua estratégia de SEO. Vale a pena, inclusive, fazer o teste gratuito disponibilizado pela plataforma.

Majestic

É simplesmente o maior banco de dados de indexação de links disponíveis na internet. 

Com essa ferramenta é possível analisar os links utilizados por você em seus conteúdos, bem como analisar lado a lado os resultados dos seus concorrentes. 

Como muitas ferramentas utilizam o próprio Majestic para uma varredura completa, a ideia de você mesmo fazer essa consulta mais detalhada pode garantir insights muito ricos para a sua estratégia de SEO. 

A ferramenta é gratuita e basta digitar um domínio na busca para receber um relatório completo sobre a URL desejada. Entre as principais funcionalidades dessa ferramenta para SEO estão:

  • Search Explorer: analisa as palavras-chaves desejadas, bem como as principais páginas que as utilizam;
  • Link Intelligence: uma API com extensa documentação que possibilita o uso do banco de dados do Majestic;
  • Histórico de backlinks: oferece um relatório completo sobre os backlinks detectados;
  • Site Explorer: mapeia o domínio desejado e todos os detalhes que o compõem;
  • Usuários cadastrados: salva relatórios para analisar comparações.

Yoast SEO

Por fim, lembramos do Yoast SEO, um plug-in utilizado no WordPress para análises de SEO para os conteúdos. 

Essa ferramenta para SEO é bastante interessante para detectar quais pontos de SEO podem ser melhorados em um novo conteúdo. Essa melhoria inclui otimização de títulos, meta description, subtítulos etc.

Gestão de SEO

Com o apoio dessas ferramentas para SEO você terá mais informações para aproveitar melhor todas as práticas possíveis em uma estratégia de SEO para que os resultados do seu conteúdo nas buscas sejam os melhores possíveis. Vale a pena estudar com calma cada uma delas e ler os conteúdos citados no início desse artigo.

Além disso, não deixe de consultar especialistas no assunto. Lembre-se de que você sempre pode contar com a equipe de analistas de SEO da Agência Buli. Estamos prontos para orientá-lo para que você possa alcançar os seus objetivos com marketing digital.