5 tipos de ameaças das campanhas de Google Ads

Para quem deseja anunciar o produto certo, para o público certo, o marketing online é um caminho muito interessante. Usando ferramentas de alta segmentação, como as campanhas de Google Ads, e estratégias inteligentes de entrega, como o CPC (Custo Por Clique), é possível alcançar pessoas que tenham alto interesse pelos produtos ou serviços oferecidos.

Mas esse caminho que parece mágico, tem suas armadilhas.

Como os anúncios por clique são entregues à sorte de um público potencialmente interessado, há também quem encontre formas de fraudar essas campanhas e, assim, diminuir a força de seus concorrentes.

E é sobre essas armadilhas e como evitá-las que falaremos nos próximos tópicos. Siga conosco e confira!

O que são fraudes em campanhas em Google Ads?

Fraudes em campanhas são maneiras de burlar os acessos a links patrocinados, fazendo com que a verba investida por um determinado anunciante, seja esvaziada rapidamente.

Se, por exemplo, um anunciante investe R$ 100 na estratégia de CPC (Custo Por Clique), cada clique recebido em seu anúncio esvaziará parte dessa verba. O ideal é que esses cliques sejam provenientes do público que está pesquisando sobre produtos ou serviços similares aos seu, para que, ao ver seu anúncio, tenha interesse em uma possível compra.

As fraudes em campanhas do Google Ads atuam esvaziando rapidamente sua verba, fazendo com que seu objetivo com o anúncio não seja alcançado, aumentando o espaço para impressões dos anúncios concorrentes e, com isso, tendo uma vantagem desleal.

Mas é possível perceber essa prática como perceber fraudes em campanhas de Google Ads.  

Fraudes em campanhas do Google Ads: números que alertam essa prática

Milhões de empresas são afetadas em todo mundo por situações que envolvem a fraude em cliques pagos. E os números abaixo publicados pela ClickCease, só reforçam isso:

  • 20% dos cliques de pagamento em produtos, são fraudulentos (Pixalate)
  • 20% de todos os cliques em anúncios CPC, são falsos
  • O tráfego de cliques falsos custa mais de U$ 60 bilhões/ano às empresas de todo o mundo
  • Os cliques fraudulentos crescem 50% ao ano
  • 50% das impressões de anúncios veiculados no Internet Explorer, eram de tráfego automatizado
  • 90% de todas as campanhas sofrem com fraudes
  • 50% dos anúncios nunca foram visitados por humanos
  • Cliques fraudados são responsáveis de U$1 a cada U$3

Como evitar fraudes em cliques de anúncios pagos

Evitar fraudes em anúncios é um dos principais desafios dos profissionais de marketing digital. Mas como esses cliques fraudulentos são feitos? As respostas passam por diferentes motivos, que vão desde cliques acidentais do público em geral, até sabotagens feitas por concorrentes.

Para exemplificar e mostrar como identificar esses cliques, separamos as 5 dicas abaixo.

1. Cliques acidentais

Patrocinar um bom anúncio pago faz com que ele seja muito bem ranqueado nos resultados de busca do Google, Bing e outros. E isso significa, na maioria das vezes, a primeira posição.

Levando em consideração que dentre os mais de 100 bilhões de pesquisas feitas no Google diariamente no mundo todo, muitos desses cliques são apressados, ou seja, vão no clique mais fácil. Nos smartphones essa incidência é ainda maior, já que 50% desses tipos de cliques são gerados acidentalmente.

2. Concorrentes

Assim como as portas do marketing digital se abrem para qualquer empresa, de qualquer porte, anunciar, elas também permitem que os concorrentes olhem e até mesmo sabotem o que seus vizinhos estão fazendo.

Um dos hábitos mais comuns, é o de profissionais de marketing que clicam em anúncios pagos de seus anunciantes para diminuírem o orçamento da publicação.

Ex.: Sua empresa criou um anúncio com a estratégia de alcançar 1.000 cliques por semana, mas percebeu que esse objetivo foi alcançado em apenas um dia. Esse alcance rápido pode significar cliques fraudados de seu concorrente, evitando que você alcance seu público e ainda tenha um certo prejuízo.

O que fazer para verificar cliques fraudados de concorrentes

O Google procura identificar via cookie, IP e outros mecanismos, como forma de evitar cliques fraudados, ressarcindo os gastos extraídos. Para acompanhar possíveis cliques suspeitos, você pode acessar sua conta no Google Ads e verificar a coluna de informações de campanha.

Para habilitar essa opção, acesse a aba “Desempenho da Campanha” > “Adicionar/Remover colunas” > “Cliques Inválidos”. No relatório, você perceberá a quantidade de cliques identificados como suspeitos pelo Google.

Caso tenha ainda dúvidas sobre as informações, entre em contato com o suporte Google.

3. Bots

Bots são mecanismos pré-programados para efetuar ações, como responder perguntas ou clicar em links.

Atualmente, existem bots de configuração sofisticada que acessam os links por diferentes IPs, driblando as regras do Google. Atualmente, estima-se que 40% do tráfego na internet seja gerado por bots.

Para monitorar os acessos de bots em seus anúncios pagos, é importante manter a atenção na aba “Desempenho de Campanhas” do Google Ads.

4. Click Farms

Esse é um tipo sofisticado de organização que conta com centenas e até milhares de dispositivos móveis e computadores para realizar determinadas ações, como cliques, visualizações e visitas que geram tráfego.

Com isso, é possível fazer com que uma determinada página ganhe ainda mais relevância para os mecanismos de buscas ou, ainda, clicar em anúncios de concorrentes para esvaziar suas verbas de CPC (Custo Por Clique) ou COM (Custo Por Mil).

5. Haters de Marca

Quando uma marca alcança o sucesso, atrai milhares de fãs, mas também, centenas de haters – pessoas que, por algum motivo, não gostam de sua marca ou empresa.

É possível que um determinado grupo de haters de marca se reúnam para boicotar suas ações digitais, como cliques em anúncios, comentários negativos, entre outras ações negativas.

O ideal é que exista um controle específico no painel de controle do Google Ads para identificar possíveis cliques vindo de IPs semelhantes. Assim que percebidas as ações com essa finalidade, é necessário alertar imediatamente o suporte do Google Ads.

Monitoramento é fundamental para evitar as fraudes em anúncios de Google Ads

Como podemos ver ao longo do texto, o monitoramento é fundamental para perceber e denunciar rapidamente as fraudes em anúncios. Essa atuação deve estar devidamente documentada e direcionada na estratégia de marketing digital. Se a sua empresa não conta com um time específico para cuidar de Ads, a parceria com uma agência especializada é fundamental.

E então, entendeu o que são as fraudes em campanhas de Google Ads? Quer saber ainda mais sobre estratégias de anúncios digitais? Aproveite e Saiba a Importância Para Análise de Campanhas Digitais!