Por que e Como Monitorar a Origem dos Leads

O que não é medido, não pode ser melhorado, certo? Por isso, as ferramentas de automação digital são tão importantes para a evolução dos negócios. Com elas, é possível, entre tantas soluções, saber qual a origem dos seus leads – o nível mais próximo de um usuário ser convertido em cliente.

Entre as diferentes soluções, estão as integrações de ferramentas de CRM, Analytics e automação que mapeiam as principais informações dos usuários que, em diferentes graus de interesse, já entraram em contato com a sua marca.

Entender quais são as origens dessas pessoas e como otimizar ainda mais os esforços para esses canais, será fundamental. E é sobre isso que falaremos nos tópicos abaixo.

Siga conosco e confira!

Quais as Principais Ferramentas para Identificar a Origem dos Leads

Uma boa estratégia de marketing digital precisa contar com ferramentas para diferentes finalidades que garantirão robustez nos resultados e análises.

Entre as principais soluções, estão:

Ferramentas de automação de marketing

Criam desde landing pages até relatórios sobre o fluxo de usuários e suas origens. São fundamentais para converter usuários comuns em leads, além de amadurecê-los com nutrição de conteúdos para que seja identificado o momento ideal da compra. Nos relatórios é possível identificar em qual página exata o lead foi capturado para, assim, identificar possíveis otimizações.

Software de e-mail marketing

São perfeitos para leads que entraram no funil de vendas. A automação de e-mail garante disparos periódicos e análises de comportamento do usuário, como taxa de abertura, cliques e tempo de navegação. São fundamentais para filtros que já direcionam a origem dos clientes por meio de e-mails.

Ferramentas de Analytics

Analisam com extrema eficácia e inteligência a origem dos usuários. É possível saber, por exemplo, se os clientes chegam ao seu site por meio de busca orgânica (via Google, por exemplo), por meio de busca paga (cliques em anúncios), por redes sociais, e-mails ou outros. É a solução mais específica para analisar dados puros sobre origens de tráfego, entre outras informações sobre o usuário.

Ferramentas de CRM

São fundamentais para centralizar e organizar as principais informações sobre o público. Nelas estão registrados quaisquer tipos de interações anteriores. Além desses registros, essas ferramentas também disponibilizam soluções baseadas em nuvens, como automatização de tarefas, integrações com outros tipos de sistemas e relatórios.

Contar com uma boa ferramenta de CRM é fundamental para ter informações completas sobre onde seus clientes estão baseados, como encontrá-los rapidamente e como otimizar a inteligência de vendas.

Como Identificar a Origem dos Leads no Inbound Marketing

Envolver ao invés de abordar. Esse é um dos principais pilares do Inbound Marketing.

Como principal diferença, está uma abordagem indireta, com base nas preferências e interesses dos clientes, antecipando possíveis necessidades. É o oposto do marketing tradicional, também chamado de Outbound Marketing.

Se por um lado o Inbound utiliza o marketing de conteúdo que atrai os clientes e os leva para um funil de vendas, por outro, traz a necessidade de utilizar ferramentas complementares que vão metrificar as interações do público.

Segundo pesquisas do mercado, um cliente precisa de 6 a 8 visitas aos conteúdos disponibilizados para ser considerado um lead. Mas como acompanhá-lo nessa evolução? Antecipamos essa resposta no início do artigo quando falamos das ferramentas de marketing digital.

Ferramentas como o RDStation permitem acompanhar com clareza cada interação do usuário. Por meio do lead tracking, que monitora e segue os passos dos leads que visitam suas páginas, é possível identificar, por exemplo, quais os principais conteúdos e páginas visitadas antes de a compra ser efetuada. Isso permite uma antecipação incrível sobre o comportamento do usuário.

Como Utilizar o RDStation para Identificar a Origem do Lead

Na Buli, nossa principal ferramenta para monitoramento dos leads é o RDStation. Graças a essa parceria, conseguimos aumentar incrivelmente os resultados para nossos clientes.

Já mostramos, por exemplo, como conseguimos aumentar em 91,5% a taxa de novos visitantes, diminuindo ainda a taxa de rejeição de 33% para 8%.

Para alcançar esses bons resultados, configuramos o RDStation conforme as orientações da Resultados Digitais.

O primeiro passo é garantir que a ferramenta RDStation esteja atualizada com o status do cliente. Isso garantirá a jornada correta do cliente dentro da estratégia Inbound.

Partindo desse ponto, é importante manter a atenção em duas informações fundamentais: a origem do lead e a origem da conversão.

  • Para acessar os dados sobre a origem do lead utilizando a ferramenta, basta acessar a “Página do Lead” e clicar em “Detalhes do Lead”, onde estará também a informações sobre a origem da conversão, que informa onde o lead estava quando se interessou por um determinado call to action.

Como Identificar Cada Origem dos Leads

No RDStation existem informações precisas sobre cada fonte de origem dos leads. São elas:

Tráfego Direto

Quando o usuário digita diretamente no navegador a URL de seu site ou quando clica em um documento com link direcionando ao site (um .pdf, por exemplo).

Pesquisa Orgânica

Quando o usuário clica em sua página disponibilizada nos resultados dos mecanismos de buscas.

E-mail

Quando o usuário recebe um e-mail marketing e clica em um link que direciona ao seu site.

Social

Quando a origem do clique vem de alguma das redes sociais.

Pesquisa Paga

Quando o usuário clica em um anúncio patrocinado presente nos resultados de buscas.

Display

Quando o clique foi realizado em um banner ou outro material disponibilizado em anúncios da rede de display do Google.

Outras Publicidades

Quando a origem do clique é um anúncio pago que não está classificado nas categorias anteriores. Um bom exemplo, são os anúncios em vídeos no YouTube.

Desconhecida

Quando a origem do lead provém de um resultado não corretamente configurado no RDStation.

Outros

Quando a origem não é um link patrocinado e não se encaixa em outras categorias. Feed RSS é um bom exemplo.

Por que Monitorar a Origem dos Leads

Podemos ter 2 pontos principais no monitoramento da origem dos leads:

  • Potencializar as fontes que estão resultando em mais vendas, garantindo melhor investimento de tempo e recursos;
  • Reavaliar esforços que não estão trazendo os resultados esperados.

Ou seja, em um exemplo direto, se você percebe que obtém ótima quantidade de leads vindos de conteúdos no blog, mas nem tanto nas redes sociais, é importante manter a periodicidade de novos conteúdos e temas mais procurados no blog e, principalmente, rever o tipo de tom empregado nos posts das redes sociais para que os resultados sejam melhorados.

O resultado desse esforço será, certamente, otimização de recursos financeiros, melhores resultados com conversões e, por consequência, alcance mais rápido de objetivos.

E então, entendeu a importância sobre o porquê e como monitorar a origem dos leads?

Que tal se aprofundar ainda mais nesse tema? Acesse o nosso post sobre Como Escolher as Ferramentas Certas para o Marketing Digital e evolua ainda mais suas estratégias!