O que você deveria saber sobre as plataformas de e-commerce

A ideia de montar uma loja virtual tem atraído um número cada vez maior de empreendedores. E não é à toa. Com boas estratégias de marketing e uma boa plataforma de e-commerce, é possível alcançar ótimos resultados a curto e médio prazo.

Entretanto, é muito importante saber que a escolha da plataforma deve fazer parte de um planejamento cuidadoso. Na pressa de colocar a loja no ar, muitos empreendedores caem no erro de fazer uma escolha rápida acreditando que, no deslanchar das vendas, será possível mudar facilmente o sistema de vendas para o e-commerce, mas isto não é verdade

Se, no futuro, houver a necessidade de mudar a plataforma, isto poderá causar grandes transtornos para os clientes e, consequentemente, para os seus negócios.

Portanto, é essencial conhecer os principais tipos de plataformas, quais são as integrações que elas devem oferecer e quais são os modelos mais indicados para acompanhar o crescimento de suas vendas.

E serão estas respostas que você encontrará em nossos tópicos abaixo. Siga conosco e confira!

Como funcionam as plataformas de e-commerce

Para escolher o modelo perfeito de plataforma de seu e-commerce, antes de tudo, é necessário planejar os seus objetivos principais com sua loja.

Você quer fazer vendas pontuais, sem grandes projeções futuras ou deseja começar com uma pequena loja e crescer o quanto puder a médio e longo prazo? Estas respostas é que farão toda a diferença para entender qual a plataforma mais indicada para o seu modelo de negócios.

Ao conhecer as plataformas para e-commerce disponíveis, você encontrará, basicamente, três modelos diferentes: as de código aberto, as de código proprietário e as híbridas.

Plataformas de código aberto: Também conhecidas, como Open Source, são modelos disponibilizados gratuitamente pela internet. Seus códigos podem ser alterados pelos desenvolvedores conforme as principais necessidades de cada e-commerce. São modelos de plataforma que demandam investimentos para a customização de layout, usabilidade, segurança e outros elementos imprescindíveis.

Plataformas de código proprietário: São sistemas totalmente desenvolvidos por uma determinada empresa, que poderá alugar ou vendê-los para empresas que desejam ter um e-commerce. De maneira geral, após vender sua plataforma, as empresas oferecem ainda atualizações e manutenções que poderão ser realizadas conforme a necessidade do e-commerce. É uma opção interessante para quem deseja criar uma loja online em pouco tempo.

Plataformas de código híbrido: São plataformas desenvolvidas a partir de sistemas Open Source que contam com códigos aprimorados para criar soluções específicas conforme cada e-commerce. São excelentes soluções para atender lojas online que desejam escalar seu crescimento. As empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos códigos oferecem manutenção necessária e constantes atualizações.

Quais são os principais tipos de plataformas para lojas virtuais

Entre os modelos de plataforma para e-commerces, as mais procuradas são as Open Sources,. E entre estes modelos, você encontrará os dois principais tipos de sistemas utilizados por grandes empresas: o Prestashop e o Magento.

Prestashop

O Prestashop nasceu da necessidade de oferecer uma plataforma de e-commerce grátis, de fácil utilização, mas com um poderoso sistema.

Em seu primeiro mês, o Prestashop recebeu o incrível número de 1.000 downloads e no terceiro mês, já tinha sido traduzido por 13 idiomas.

Atualmente, este modelo de plataforma já é utilizado por 100.000 lojas online ao redor do mundo e conta com 300.000 colaboradores que trabalham implementando soluções para o sistema.

Com opção de 12 gateway de pagamentos nativos e mais de 100 módulos que podem ser baixados, o Prestashop é excelente para oferecer os melhores meios de venda dentro do e-commerce.

Entre suas principais vantagens, estão:

  • Exibição de estoque
  • Diferenciação de preços por segmentação de clientes
  • Gerenciamento de conteúdo
  • Embalagem para presentes no checkout
  • Facilidade para exportar produtos para o eBay, Amazon e Google Shopping
  • Integração nativa com intermediários para pagamento via PayPal e PagSeguro

Magento

Principal plataforma Open Source de e-commerce no mundo, o sistema Magento soma robustez e flexibilidade para os programadores, garantindo ótima eficiência nos processos e organização de dados. 

Por estas e outras facilidades oferecidas, este sistema já foi implementado em mais de 200.000 e-commerces em todo o mundo, sendo a plataforma preferida das grandes corporações.

Sua arquitetura em módulos permite o desenvolvimento de grandes lojas, com alta versatilidade e muitos recursos avançados.

Entre as principais vantagens deste sistema, estão:

  • Conta com o maior número de recursos nativos entre as plataformas Open Source
  • Oferece excelente capacidade para atender grandes projetos para lojas virtuais
  • Conta com uma grande comunidade de desenvolvedores no Brasil e no mundo
  • É a plataforma que atende o maior número de e-commerces no mundo
  • Garante otimização SEO para suas páginas

Caso você sinta dúvidas sobre qual plataforma utilizar em seu e-commerce, saiba que estas duas opções serão ótimas para acompanhar o crescimento de seus negócios e oferecer boas experiências para os usuários.

Quais são os recursos e integrações que uma plataforma de e-commerce deve possuir

Uma plataforma de e-commerce é dividida em duas formas de gerenciamento: o Front Office e o Back Office.

O Front Office gerencia todos os detalhes sobre os quais os clientes terão contato com o e-commerce. Chat, gerenciamento de e-mails, resolução de problemas dos usuários e elementos visuais, como banners, e outros tipos de gerenciamento que buscam melhorar a usabilidade para os usuários.

Já o Back Office gerencia detalhes da plataforma que não estão visíveis para os usuários, como a emissão de nota fiscal, a validação das informações cadastrais dos usuários, o gerenciamento do carrinho de compras e sistemas de ERP e CRM.

ERP e CRM

Estes sistemas são primordiais para qualquer e-commerce. O ERP garante integração completa entre os departamentos, garantindo que não ocorram falhas de informações quanto à disponibilidade de estoque, validações dos dados financeiros dos usuários, informações sobre envio e outros acompanhamentos relativos ao gerenciamento da loja.

Desta maneira, serão evitadas falhas no sistema do e-commerce, já que haverá clareza nos processos e informações do que ocorre em cada setor.

Já o CRM armazena as principais informações dos clientes, como dados sobre compras realizadas, valor do ticket médio e o nível de relacionamento que os clientes têm com a empresa.

A partir destes dados, será possível otimizar os sistemas de automação de marketing, gestão comercial e gestão de serviços oferecidos aos clientes.

Isto garantirá que os leads sempre sejam informados sobre promoções que os interessam. Em contrapartida, a cada clique ou resposta dos clientes, o seu e-commerce poderá coletar dados relevantes sobre os clientes, personalizando ao máximo o atendimento e as vendas.

É muito importante que a plataforma escolhida possa contar com boas integrações de ERP e CRM, já que estes sistemas terão fundamental importância para os processos de vendas, para o relacionamento com os clientes e para alavancar o crescimento de seu e-commerce.

Para se aprofundar sobre estas informações e sobre muitos outros detalhes de alta relevância para sua loja online, recomendamos o nosso Guia Definitivo Sobre E-commerce! Com esse e-book, você saberá tudo o que precisa para alcançar o sucesso total em sua plataforma.

E então, entendeu qual a importância e como escolher a melhor plataforma de e-commerce?