Introdução ao marketing no Facebook para sua empresa

As redes sociais são uma das principais revolução que a internet trouxe. E nesse contexto, o Facebook tem grande papel de liderança no Brasil, com 102 milhões de usuários, ou seja, 45% da população.

Com tantas possibilidades que vão muito além da simples comunicação, a rede social traz valiosas soluções de marketing, como a possibilidade de aplicar altíssima segmentação, fazendo com que os investimentos tragam cada vez melhores resultados para as empresas.

Portanto, saber como utilizar o Facebook para estimular o consumo de seus produtos ou serviços pode ser o grande diferencial para garantir o futuro dos seus negócios.

E para mostrar a você quais são os primeiros passos para ajudar você a alcançar ótimos resultados com uma página no Facebook, trouxemos uma breve introdução de como utilizar as ferramentas corretas para ir muito além do que imagina.

Siga conosco e confira!

Como fazer marketing no Facebook

Indo direto ao assunto, saiba: você jamais deve acreditar que basta ter um perfil pessoal no Facebook para divulgar seu negócio.

O principal argumento que reforça essa afirmação é o fato de que o Facebook oferece páginas próprias para empresas, e essas páginas contam com uma série de ferramentas que facilitam a segmentação de anúncios e o gerenciamento de crises com o público.

Como criar uma página de empresa no Facebook

A facilidade na criação de uma página para sua empresa atuar no Facebook é especialmente interessante. Para começar, basta clicar neste link.

Inicialmente, você verá que o Facebook oferecerá segmentações específicas para facilitar a divulgação de seu negócio. Para isso, escolha entre as seguintes opções que melhor se encaixam à sua empresa:

  • Entretenimento;
  • Marca ou produto;
  • Negócio local;
  • Causa ou comunidade;
  • Artista, banda ou figura pública;
  • Empresa, organização ou instituição.

Após escolher qual o setor de atuação de sua empresa, basta nomear para que ela comece a ser utilizada. Com a página em funcionamento, acesse as configurações e faça as personalizações com fotos de perfil e capa, descrição da empresa e site. Todos esses passos mostraremos abaixo.

Como escolher a foto de perfil para o Facebook de sua empresa

Garantir a identificação imediata do visitante com sua empresa é a principal função da foto de perfil. Portanto, a principal orientação é escolher o logo mais atual de seu negócio. A imagem deverá ser quadrada e de fácil assimilação. Para evitar distorções, é importante que a imagem tenha resolução mínima de 170 x 170px em desktops e 128 x 128px em dispositivos móveis.

Foto de capa

A foto de capa complementa o perfil da página e trabalha como um recurso poderoso para a divulgação de campanhas, ações, produtos e uma série de soluções que possam chamar a atenção dos consumidores.

Seja qual for a escolha, lembre-se de evitar exageros com informações e cores, ou fugir excessivamente do branding de sua marca. A recomendação é de que a resolução da imagem seja de 820 x 312px.

Descrição sobre a empresa

O espaço “Sobre a empresa” está localizado na barra lateral à esquerda e pode ser preenchido com informações com endereço e contatos de e-mail.

Além disso, você ainda tem a opção de personalizar a URL da página, o que facilitará bastante em divulgações externas. Contudo, vale lembrar que uma vez escolhida a URL, você terá grandes dificuldades caso queira modifica-la posteriormente, portanto, atenção à esta escolha.

Por fim, acesse ao espaço “Outras Configurações” para direcionar qual o seu público-alvo, nomear administradores de páginas e etc.

Incrementando a página do Facebook

O Facebook traz atualizações constantes, contudo, um item é praticamente intocável para incrementar as páginas: as abas personalizadas.

Localizadas abaixo da imagem de perfil, estas abas estão classificadas em 27 tipos em iFrames (documentos HTML), permitindo que aplicações em HTML em seu site possam ser migradas para a sua página do Facebook.

A utilização de abas personalizadas pode ser extremamente útil. Imagine que você tenha um restaurante, e pessoas que estejam em sua região estejam buscando por um local para jantar. Com a aba personalizada, você poderá importar o cardápio que está no site de sua empresa, facilitar a escolha do público e garantir alguns clientes.

Esse recurso é ótimo e traz muitas possibilidades! Um bom exemplo é a forma com a qual a Red Bull utilizou o utilizou para divulgar até mesmo vagas de empregos. Confira neste link!

Botões de Call To Action

Presentes no espaço embaixo da capa, os botões de Call To Action têm a função de convidar os usuários a realizarem ações importantes, como “fazer pedidos”, “conhecer o produto”, “localizar a loja mais próxima”, entre outras ações que direcionam o clique para o seu site.

Para adicionar botões de CTA em sua página, siga os seguintes passos:

  1. Na capa de sua página, clique em “Adicionar um botão”;
  2. Escreva o CTA que deseja implementar e preencha os dados referentes à ação;
  3. Selecione a opção “Criar” e finalize.

Entre as 5 opções disponíveis no Facebook, estão: Serviços de Reserva, Contato, Saiba Mais, Faça Uma Compra ou Uma Doação; Baixar o Aplicativo ou Jogo. Escolha a que melhor se identifica com suas estratégias e alavanque seus negócios!

E então, entendeu bem como criar uma página para sua empresa no Facebook pode ser uma grande vantagem? Esta é uma breve introdução, para se aprofundar no assunto vale a pena você ler o Ebook 20 otimizações em Facebook Ads.

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