Como está a presença Mobile da sua empresa ?

Conveniência significa modernidade. E cada vez mais, isso está na palma da mão da população. Não é à toa que, seja para pedir um lanche ou para transferir dinheiro, os aplicativos mobile são as primeiras soluções que vêm à mente.

Estar presente no universo mobile deixou de ser uma opção para ser, praticamente, uma obrigação. Afinal, são 230 milhões de smartphones em uso no Brasil – e muitas oportunidades de ganhar mercado. Garantir a melhor experiência para os usuários é o primeiro passo para o sucesso. Mas o seu time já sabe como fazer isso?

Se você tem dúvidas sobre como está a presença mobile de sua empresa, confira abaixo, nossas dicas principais e fique ainda mais preparado para dar a conveniência que o seu público pede e a modernidade que seus negócios precisam.

Siga conosco e confira!

Presença mobile: a inovação chega de todas as formas

Desde a chegada de pequenos serviços de comodidade, como os drives-thrus, até os dias atuais, muita coisa mudou na maneira de o consumidor se relacionar com serviços ou produtos. Cada vez mais as pessoas buscam por soluções rápidas que possam se adequar da melhor maneira à sua rotina.

Dentro desses novos tempos, o comportamento das pessoas ficou cada vez mais evidente quanto à busca por conveniência.

Não é à toa que os principais serviços associados à facilidade de uso com os smartphones cresceram, como:

  • 1.129% mais buscas por caronas compartilhadas
  • 682% mais buscas por delivery de comida
  • 123% mais contratações de serviços streaming
  • 778% mais buscas por serviços próximos da localização atual
  • 208% mais buscas por indicações sobre tempo de espera

A presença mobile como ponte para um mundo novo

Segundo pesquisa do Google, 33% dos brasileiros dizem que pagariam mais para garantir mais comodidade e agilidade nos serviços contratados.

Mas o que é, exatamente, conveniência para os consumidores?

De maneira geral, é:

  • Resolver rapidamente os problemas do consumidor
  • Melhorar a relação tempo x acesso
  • Ter tecnologia para agilizar a rotina

Logo, se você deseja acessar o universo mobile, mas sente dúvidas de quais pontos atacar, considere os pontos acima associados à experiência de uso do consumidor. É, sem dúvidas, uma ótima maneira de a sua marca estar nas mãos dos consumidores.

A loja na casa do consumidor

Aplicativos de delivery são excelentes exemplos sobre o quanto o consumidor tem buscado por soluções mais cômodas. O Rappi, por exemplo, teve seu nome buscado 681% mais vezes em apenas um ano. O diferencial do aplicativo é mais do que conhecido: levar produtos do supermercado, lojas, drogarias e até mesmo dinheiro para as casas das pessoas.

Como resultado, satisfação plena:

  • 34% das pessoas se consideram por terem mais tempo para fazer o que realmente importa
  • 28% se sentem mais inteligentes por terem feito uma escolha que poupou o seu tempo
  • 17% ficam empolgadas por terem vivido uma experiência que as ajudou na sua rotina

Com a satisfação das pessoas, os serviços de inteligência de dados identificam ainda mais rapidamente os principais perfis de consumo e podem se antecipar quanto ao que ainda vão comprar.

É como ter pães sempre fresquinhos no momento exato em que o consumidor vai se alimentar pela manhã.

Como consequência, as chances de não só melhorar o dia dessa pessoa, como também de ser uma marca associada à própria felicidade da pessoa.

Parceiros com a chave do sucesso da presença mobile

Se a ideia é oferecer comodidade com uma boa ideia aplicada a aplicativos mobile, é indispensável ter uma boa rede de parceiros para entregar a experiência desejada aos clientes.

Com isso, profissionais como entregadores passam a figurar como o principal ponto de contato entre empresa e consumidores.

Outro ponto interessante é o de criar todo um ecossistema com soluções que se complementam.

Exemplos como a liberação de patinetes Grin via aplicativo Rappi; a Yellow que oferece além de patinete, bicicletas; marcas de vinhos que aproveitam aplicativos de supermercados para oferecer ofertas exclusivas. As possibilidades são muitas, mas ainda pouquíssimo exploradas.

Muitos caminhos e muitas dúvidas sobre presença mobile

Com tantas possibilidades, chegam também muitas dúvidas. E pode ter certeza de que com a constante necessidade de providenciar a melhor experiência dos usuários, sempre haverá um novo aprendizado, seja por parte da experiência via aplicativo ou pelo tipo de produto oferecido.

Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, trouxemos três dicas essenciais:

1. Aprenda a estar no lugar certo, na hora

A inteligência tecnológica com análises preditivas ajuda a entender e antecipar o comportamento do consumidor. Para isso, vale a pena considerar todas as possibilidades do machine learning, como:

  • Smart Bidding
  • Data Driven Attribution (DDA)
  • Local Campaign
  • App Campaign

2. Personalize o diálogo

A experiência do usuário é tudo. E para isso, nada melhor do que, ao montar a estratégia de comunicação mobile, sua empresa considere a criação de personas.

As personas são representações fictícias dos clientes perfeitos. E quando o diálogo conta com esse tipo de direcionamento, é muito mais fácil personalizar o diálogo do usuário, aproximando-o ainda mais.

A partir da personalização desse diálogo é possível criar mix de produtos mais assertivos, apostando em diferentes categorias conforme as necessidades dos usuários.

3. Fidelize

A fórmula é antiga, mas sempre funciona bem. Fidelizar sues usuários é fazer com que eles se sintam especiais por preferir consumir o produto ou serviço de sua empresa. E na experiência mobile, isso significa oferecer cupons de desconto, brindes e outros presentinhos que superem a expectativa dos consumidores.

A Amazon, por exemplo, alcança 40% a mais de faturamento graças à fidelização. No Brasil, segundo o Google, quanto mais jovem for o consumidor, maiores serão as chances de ele ser fidelizado: 46% do público de 25 a 34 anos é mais disposto a ser fidelizado.

Serviços mobile: tecnologia para o sucesso dos negócios

Ingressar no universo mobile é fundamental para o futuro das empresas. Ficar atento às oportunidades, parceiros e, principalmente, estudar continuamente a experiência do usuário e possíveis mudanças no funil de vendas, é fundamental.

Se a sua empresa já atua nesse universo, é hora de se preparar ainda mais para o que futuro trará. Caso ainda não seja a realidade atual, é importante começar com passos básicos, como, por exemplo, aprender como criar personas.

Ainda não sabe como fazer isso? Leia nosso post sobre Como Definir as Características de Uma Persona e comece a se preparar agora mesmo!