Como definir as características de uma persona

Para entender a importância sobre definir a persona principal para o seu negócio, comece pensando em si mesmo. Como? Responda a pergunta: quando entra em uma loja, você prefere ter atenção diferenciada ou simplesmente ser mais um na fila? Bem, apostamos que a primeira opção é a resposta mais comum. Por isso, explicamos em outro post o que é persona e como ela pode te ajudar a vender mais. Se você não leu, vale a pena conferir as dicas. 

Contudo, uma dúvida comum de quem decide se aprofundar um pouco mais no desenvolvimento de personas, é sobre como definir as características desses personagens fictícios em uma estratégia de marketing digital. Para saber um pouco mais sobre isso, siga conosco e confira os tópicos abaixo! 

O que é persona

Vale a pena relembrar: persona é um personagem fictício que representa todas as características principais do seu cliente ideal. Muito diferente de público-alvo, a persona permite direcionar melhor os esforços do marketing para alcançar os melhores resultados. É a famosa máxima do “utilizar o tiro certo para alcançar o alvo certo, no momento certo”. 

O mais comum é que, dependendo do tamanho da empresa, sejam criados mais de um tipo de persona para entender melhor como satisfazer os desejos do próprio público. Isso será fundamental, principalmente, para situações de sazonalidade, mudanças de hábitos e possíveis períodos de crises. 

Definir a persona do seu público é, sem dúvidas, o ponto inicial para alcançar todos os principais objetivos de marketing do seu negócio.

Quais as vantagens de definir uma persona para os negócios

Dados levantados pelo Viver de Blog em um estudo divulgado pela MarketingSherpa, deixam claro a importância sobre definir uma persona para os seus negócios. Confira alguns: 

  • É preciso criar apenas 3 ou 4 personagens para representar 90% do seu público
  • A duração de visitas a sites definidos para personas dura cerca de 900% a mais
  • 48% do público prefere contar com soluções personalizadas
  • A conversão de leads pode aumentar em cerca de 97%
  • As vendas geradas em sites crescem cerca de 124%
  • Anúncios para personas têm o dobro de efetividade
  • A abertura de e-mails é cerca de 21% maior

Esses são apenas alguns dos dados que apontam as vantagens de identificar uma persona. E não é para menos. As pessoas estão acostumadas a serem bombardeadas diariamente com campanhas genéricas de marketing que frustram suas necessidades. Quando encontram uma empresa que parece oferecer exatamente o que elas desejam, as possibilidades de uma resposta positiva aumentam consideravelmente. 

Como criar uma persona

Criar uma persona é, de fato, dar vida a um personagem que estará o tempo todo próximo de suas estratégias. E isso requer muito cuidado. Afinal, possíveis erros nas características desses personagens pode colocar todo o esforço por água abaixo.

Para criar uma persona, estes são os passos principais: 

  • Defina o gênero
  • Dê um nome
  • Defina uma profissão
  • Identifique o seu nível hierárquico na empresa
  • Defina a faixa etária
  • Defina a faixa salarial
  • Descreva o nível de educação
  • Descreva seus hábitos de vida dentro e fora do trabalho
  • Descreva suas principais necessidades profissionais e pessoais
  • Descreva os principais objetivos de carreira
  • Descreva como você irá ajudar essa pessoa a superar suas dificuldades 

Exemplo de persona: João, 25 anos, gerente júnior de marketing, salário de R$ 5.000. Ele deseja cursar uma pós-graduação em marketing digital, mas antes precisa consolidar sua posição na empresa. Para isso, procura participar de cursos livres nas horas vagas. Além disso, João gosta de ir à praia e prefere diversões calmas com os amigos. 

Sabendo desses principais pontos e levantando as possíveis informações que complementarão a sua estratégia, você terá em mãos tudo o que precisa para conquistar esse cliente ideal, não é mesmo? Essa é uma vantagem indiscutível de se trabalhar com personas.

Como coletar dados para definir uma persona

Para chegar a essas informações não é tão fácil. É preciso saber onde e como coletar os dados verdadeiros para que as definições ajudem suas estratégias de negócios. 

Nesse caso, é fundamental ir a campo e se aprofundar em pesquisas que ajudam a definir essa persona. Confira algumas maneiras de coletar esses dados: 

Pesquise muito

Faça um pequeno questionário solicitando os dados que possam caracterizar o seu público. Distribua esse formulário em diferentes canais, como: 

  • Base de e-mail
  • Pop-ups
  • Pesquisa de campo
  • Reuniões
  • Conversas online
  • Redes Sociais
  • Blogposts
  • Ligações via telefone

Se necessário, ofereça uma oferta especial para receber essas respostas.

Pesquise seus concorrentes

As redes sociais são um campo fértil para conhecer pessoas. E para isso, nada melhor do que aproveitar para analisar o perfil de público dos concorrentes que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos de sua empresa. 

Analise comentários, compartilhamentos e todos os tipos de interações nesses canais. Se necessário, verifique comentários também em blogs e em canais de insatisfação como o Reclame Aqui. Para ir ainda mais além, visite uma loja desse concorrente em um horário de pico e perceba o comportamento dos clientes. 

Viver a rotina dessas pessoas será importantíssimo para que os dados coletados tragam insights reais sobre como caracterizar a persona do seu próprio negócio e assim, chegar mais próximo de atender as necessidades do seu público.  

Conte com agências especializadas

Contar com analistas profissionais faz toda a diferença para quem está começando um negócio no marketing digital. A parceria com agências pode trazer facilidades importantes, como o uso de ferramentas analíticas que entregam mastigadas todas as informações importantes sobre o seu público, trazendo com clareza quem são suas personas e como ajudá-las. 

Além da facilidade, esse tipo de parceria proporciona um importante ganho de tempo que permite o foco em soluções importantes para o negócio, como o aprimoramento do produto ou serviço e a definição de estratégias. 

Criar e distribuir o conteúdo certo para a audiência certa é principal maneira de direcionar corretamente as ferramentas contratadas para suas estratégias de marketing e marketing digital. Fazer isso baseado em uma ou mais personas, pode, sem dúvidas, garantir que a ganhem a  sua empresa ganhe autoridade necessária para se destacar à frente dos concorrentes. 

E então, entendeu o que é e como definir as características de uma persona? Quer se aprofundar ainda mais na definição de estratégias? Então aproveite para conferir nosso post sobre quais as diferenças do Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo!