O que faz uma consultoria para e-commerce e loja virtual

Quem sempre sonhou em ter seu negócio próprio, sabe o quanto a internet pode ser um ótimo caminho para  empreender, por exemplo, com um e-commerce.

Entre as vantagens de investir no meio digital, estão as oportunidades de crescimento acelerado, a ótima economia com relação aos custos físicos (vitrines, estoques e comissões para vendedores), além de a loja poder gerar vendas em qualquer horário  seja de manhã, tarde ou madrugada.

Contudo, isso não quer dizer que operar uma loja virtual seja mais fácil. É fundamental saber como utilizar os muitos recursos e ferramentas digitais que garantem melhores experiências de navegação para os clientes. Além disso, existem outros fatores importantes, como a atualizações de sistemas, o processo logístico, cobranças, operações, entregas, mídia, relacionamento, e por aí vai.

Isso tudo, faz com que a concorrência no ambiente virtual seja tão acirrada quanto no mundo físico, e, nesse contexto, a escolha por estratégias erradas pode resultar em alguns prejuízos.

Para solucionar todas essas questões e evitar riscos, uma iniciativa muito importante é contar com uma boa consultoria técnica de agências especializadas, que farão análises precisas para a correção de possíveis erros, direcionar otimizações de processos e, assim, conduzir os seus negócios aos resultados esperados.

E é sobre o importante papel dessas consultorias técnicas para sua loja virtual que falaremos hoje.

Siga conosco e boa leitura!

Como funciona a consultoria técnica para lojas virtuais

Após iniciadas as operações do ecommerce, surgem muitas dúvidas em pontos sobre “como aumentar as vendas”, “como divulgar corretamente a loja”, “como atrair mais clientes”, “sobre a otimização logística” e por aí vai.

Ao contratar uma boa consultoria, sua loja virtual terá como resultado uma análise completa sobre todo o negócio para que sejam encontradas as melhores estratégias para o seu mercado de atuação e perfil de público. 

De maneira geral, esse tipo de trabalho deve ser oferecido por especialistas com expertises em diferentes abordagens do marketing digital e ecommerce. Após cuidadosas análises, serão oferecidos diagnósticos para ajudar no aperfeiçoamento de operações e alcance dos principais objetivos de negócios.

Um dos diferenciais que permitem essa análise completa, está no fato de os profissionais contratados levarem um olhar maduro e externo sobre a situação atual de sua loja virtual, já que, por não ficarem alocados na empresa, alcançam uma visão clara e sem vícios rotineiros para chegar às soluções mais assertivas.

Quais são as etapas do trabalho de uma consultoria em ecommerce e loja virtual

O diagnóstico para seu ecommerce surge a partir de uma análise completa que mapeia e identifica os possíveis problemas de comunicação, marketing, operação, tecnologia e logística.

Após esse escaneamento, será criado um plano de marketing que contempla definições sobre quem é realmente o seu público-alvo, quais os tipos de produtos que poderão alavancar as vendas a curto, médio e longo prazo, e quais ações serão necessárias para alcançar os objetivos desejados.

Entre as soluções que contemplam essas ações, está a criação da persona principal do negócio, que trará clareza para entender os anseios do público e facilitará a criação de conteúdos e campanhas.

Resumindo brevemente, a persona é a construção de um personagem que reúne as principais características dos clientes da empresa, servindo como principal referência às ações e campanhas da marca.

Quais são os principais serviços oferecidos por uma consultoria 

A partir de uma análise completa sobre os pontos críticos da empresa, a consultoria oferecerá soluções para gerar negócios a partir de um planejamento orientado para negócios. Dessa maneira, os principais serviços oferecidos são os seguintes:

Diagnóstico: A leitura completa sobre a atuação de sua empresa e os produtos oferecidos, onde os analistas da consultoria deverão propor soluções para os problemas mais emergenciais, como dificuldades nas vendas, nas operações e nas campanhas.

Operações com produtos: Engana-se quem acha que basta cadastrar um produto para que ele se destaque. É preciso pensar emotimizações inteligentes, onde as imagens e textos utilizados trabalharão para melhorar a posição de sua loja nos resultados de pesquisas do Google e outros buscadores.

Definição de estratégias que levem ao público, por meio de campanhas e anúncios, os produtos mais procurados de acordo com segmentações demográficas e de público.

Marketing de Conteúdo: Planejamento, elaboração, criação e disparo de conteúdos em blogs, redes sociais, e-mails, anúncios em search e display para nutrir leads e gerar autoridade e fidelização da marca junto ao público.

Soluções de atendimento e suporte ao consumidor: Soluções que otimizem o processo de compra com foco nas experiências dos clientes, da pré à pós-venda, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Automação de marketing: O uso de ferramentas de tecnologia para automatizar as estratégias de acordo com as necessidades dos leads e mensurar resultados.

Soluções operacionais: Podem incluir desde serviços logísticos e de rastreamento, até as formas de pagamento aceitas no ecommerce.

Essas são as principais abordagens das consultorias para lojas virtuais, entretanto, esse panorama poderá ser ampliado de acordo com as necessidades específicas de cada negócio. 

Qual o papel de seu e-commerce na parceria com uma consultoria

O trabalho de uma consultoria é realizado a quatro mãos. Ou seja, é muito importante que os principais responsáveis pelos setores estratégicos de seu ecommerce se envolvam ativamente com a agência de consultoria contratada.

É assim que serão definidos os principais objetivos para acompanhar os resultados esperados. Lembre-se de que cada passo direcionado pela consultoria seja cuidadosamente seguido para alcançar os resultados esperados. 

Quanto tempo dura a consultoria

O período de consultoria pode variar conforme as necessidades do seu negócio. Se, por exemplo, a idealização da loja virtual ainda está na fase inicial, será interessante desenhar todo o planejamento estratégico com um plano de marketing completo que compreenda diferentes níveis de objetivos.

Se a loja virtual já está em pleno funcionamento, o trabalho será focado em identificar quais são as principais barreiras atuais para os resultados, o que irá resultar em um plano emergencial.

Quais devem ser os principais objetivos de seu ecommerce com uma agência de consultoria

Já falamos sobre o papel de uma agência de comunicação para as empresas. E, em alguns casos especiais, como na Agência Buli, onde nosso time oferece grandes expertises sobre o marketing digital, é possível ampliar o leque de soluções a partir de consultorias técnicas para lojas virtuais, com soluções, como, por exemplo, atrair novos clientes com o marketing de conteúdo.

Esses objetivos podem ser focados em diferentes necessidades, como gerar vendas, aumentar o alcance da marca, ganhar força nas redes sociais, engajar o público, melhorar o relacionamento e muito mais!

Quando todas as ações estratégicas são realizadas com sucesso, é possível chegar a resultados incríveis, como mostramos em nosso case de sucesso, onde o cliente alcançou um ganho de 30% em produtividade.

Não tenha dúvidas de que uma boa parceria pode mudar definitivamente os rumos do seu negócio.