Desmistificando serviços de logística e financeiro para e-commerce

Administrar um e-commerce vai muito além de vender um produto ou serviço. Entre a venda e a entrega, os processos logísticos e financeiros são fundamentais para colaborar com a boa experiência de compra para os clientes e, consequentemente, para o crescimento dos negócios.

Quando falamos sobre logística, vamos muito além de pensar apenas na entrega dos produtos ao cliente final. Esta atividade envolve também o processo reverso, quando os clientes desejam devolver um produto, e, ainda, a troca de informações junto aos fornecedores para garantir que o estoque esteja sempre abastecido.

Já as operações financeiras devem ser planejadas e estruturadas para que sua empresa se proteja de fraudes e garanta que o processo de pagamento seja o mais prático possível para os usuários.

Para que você entenda de forma fácil toda a importância de como planejar essas operações e escolher as melhores soluções para o seu e-commerce, criamos esse post que irá desmitificar esses processos importantes.

Siga conosco e confira!

Qual a importância da logística para o e-commerce

Se perguntarmos porque as pessoas preferem cada vez mais fazer compras via e-commerce, teremos como resposta fundamental questões relacionadas à praticidade. Afinal, por meio da internet é possível facilmente fazer uma compra sem sair de casa e vê-la chegar alguns dias depois.

Mas, para que tudo isso seja possível, é fundamental contar com um serviço logístico de alta qualidade. A logística para o e-commerce envolve todo o planejamento e controle de estoque, bem como o fluxo dos produtos e as informações relativas aos envios para o consumidor final.

Fundamentalmente, a logística é responsável por administrar, conferir e expedir as entregas, garantindo que as compras cheguem sem qualquer avaria aos clientes.

Como garantir os melhores sistemas de logística para o e-commerce

A escolha do sistema logístico deve levar em conta três pontos importantes: inteligência, financeiro e tempo de entrega.

A inteligência deve estar associada com a automatização de informações trocadas entre os departamentos do e-commerce e os fornecedores para que dados sobre a venda possam liberar a entrega o mais rápido possível.

O fator financeiro colabora fundamentalmente com questões relacionada a frete e quantidade de entregas realizadas para uma mesma região.

E, o fator quanto ao tempo de entrega tem forte colaboração com a boa experiência de compra dos clientes, o que pode gerar fidelização.

Entre os parceiros mais comuns, estão os Correios e transportadoras especializadas em entregas de grandes quantidades para uma mesma região.

Contudo, é sempre muito importante optar por empresas que vão além da coleta e entrega. É importante ter à disposição questões que vão desde o depósito disponibilizado para atender às demandas de seu e-commerce ao rastreio do produto para que o cliente final possa acompanhar a entrega.

De maneira geral, os custos financeiros com o parceiro logístico escolhido estarão ligados à quantidade de estoque disponibilizada, a região do CEP dos clientes e a cubagem dos produtos.

O quanto a logística pode influenciar no interesse dos clientes

A alta demanda de pessoas interessadas em fazer compras online traz também a busca por informações que mostrem se determinada loja virtual conta com parceiros logísticos confiáveis.

Questões como o custo do frete e o período de entrega estimado são decisivas para que uma determinada compra seja realizada.

Neste contexto, é muito interessante considerar quais são as principais regiões que seu e-commerce atenderá e quais são as principais empresas de logística que oferecem melhor relação entre custo x benefício.

Lembre-se de que o mercado conta com empresas com sistemas logísticos especializados em lojas virtuais, o que é ótimo para trabalhar com a melhor integração possível.

O que é a logística reversa em um e-commerce

Além do fluxo habitual que atende a saída dos produtos com destino aos compradores, é muito importante entender que o processo reverso também acontece: ou seja, os compradores podem devolver um determinado produto devido a defeitos, quebras durante o transporte, divergências de cor e tamanho, entre outros.

E para isso, é fundamental que, ao contratar um parceiro logístico, ele se proponha a atender essa demanda. Desta forma, o produto poderá ser rapidamente devolvido ao estoque e o cliente receberá sem custos o produto correto.

Como funciona o sistema financeiro de um e-commerce

Assim como os processos de logística, o sistema financeiro do e-commerce deve receber muita atenção.

De maneira geral, o sistema financeiro de uma loja virtual funciona, em parte, automatizado, para que os pagamentos dos clientes sejam rapidamente confirmados e, assim, o sistema libere o pedido o quanto antes e, em outra parte, manualmente, para que seja realizada uma cuidadosa análise de risco contra possíveis fraudes.

O sistema financeiro adotado deve estar totalmente integrado a diferentes setores do e-commerce. Isto garantirá que, por exemplo, o atendimento seja mais rápido no suporte para os clientes.

O que é o backoffice e qual a sua importância

Dentro do sistema de administração do e-commerce, existe todo um painel de organização que traz informações claras sobre estoque, finanças, notas fiscais e pedidos. Este é o backoffice, que não fica visível para os clientes, apenas para os administradores.

O backoffice deve ser de fácil manuseio para que as informações estejam sempre claras para levar às soluções imediatas sobre qualquer problema que possa afetar a experiência de compra dos clientes.

O que é gateway de pagamentos em um e-commerce

É um sistema de comunicação com as instituições bancárias que acelera as informações sobre a autorização de pagamento.

Diversos e-commerces contam com gateways próprios que analisam as informações repassadas pelos clientes sobre os cartões de créditos informados ou a cobrança via débito em conta.

De maneira geral, os gateways devem ser analisados como um custo variável à parte da plataforma utilizada. Isto porque as cobranças desse sistema é realizada com base na venda de cada item da loja virtual.

Como evitar fraudes em sistemas de pagamentos

Produtos relacionados às categorias de eletrônicos, eletrodomésticos, smartphones, perfumes e joias trazem alto risco de fraudes nos sistemas de pagamento. Portanto, é fundamental contar com um sistema de alta segurança para atender à sua plataforma de e-commerce.

Lembre-se de que qualquer fraude mal avaliada pode trazer grandes prejuízos para o futuro de uma loja virtual.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental contar com ferramentas de alta tecnologia e supervisão de analistas que fiquem integralmente à disposição.

Agências especializadas em soluções tecnológicas exclusivas para lojas virtuais são opções que sempre devem ser consideradas já na implementação do negócio.

Os sistemas de logística e financeiro são primordiais para o seu e-commerce, mas existem outros processos de fundamental importância que você deve conhecer.