O certificado SSL pode impactar o SEO do site?

Garantir boas experiências para o usuário é o principal objetivo do Google. Por isso, seus buscadores trazem os resultados que mais se aproximam das respostas que as pessoas procuram. E uma das maneiras de garantir que esses resultados sejam genuínos, é por meio da autenticação de segurança SSL.

Para os webmasters, a autenticação de segurança já é uma necessidade praticamente padrão – principalmente quando há trocas de mensagens sensíveis, como informações sobre documentos.

O Google, por sua vez, vê essa necessidade como um fator relevante para reforçar ainda mais a qualidade das buscas. Mas será que a autenticação SSL pode comprometer a otimização SEO das páginas?

Para não ter mais dúvidas, confira nossos tópicos abaixo!

O que é SSL

SSL significa Security Socket Layer e tem como objetivo proteger a integridade das informações trocadas pelo usuário com uma determinada página. A instalação desse certificado impede o hackeamento de dados sensíveis, como documentos e números de cartão de crédito.

Para isso, é utilizada uma tecnologia que criptografa essas informações em trânsito, impedindo a leitura por pessoas não autorizadas ou softwares maliciosos.

Assim, o SSL consegue criar um ambiente totalmente seguro e sinaliza essa segurança com um pequeno cadeado verde à esquerda da URL, bem como a sigla HTTPS (com um “S” de “Security”)ao invésdo padrão HTTP.

Como resultado, os usuários percebem a proteção no site e navegam mais confortavelmente, priorizando esses sites seguros com relação às páginas que não exibem o protocolo.

Esse comportamento foi observado pelo Google, que definiu esse padrão como critério no desempate em seus resultados de buscas. Com tudo isso, o protocolo SSL é, sem dúvidas, um fator real que pode interferir na otimização SEO dos sites.

Como instalar o SSL

O SSL é uma autenticação que pode ser encontrada em diferentes planos – inclusive, grátis. Nessa modalidade mais básica, basta solicitar à empresa que hospedou o seu site para adicionar o protocolo HTTPS. Ele é renovado a cada 3 meses e pode ser também encontrada por meio da Let’s Encrypt, uma organização apoiada por grandes empresas do setor de tecnologia.

Contudo, há outras modalidades de certificação SSL, que podem aprofundar ainda mais a encriptação para diversas páginas do site.

  • SSL EV, que valida completamente todas as páginas da empresa
  • O SSL Wildcard que alcança subdomínios mais específicos

Seja qual for a opção para o seu site, é muito importante contar com a consultoria de um bom profissional que fará a migração da maneira mais segura.

Vale lembrar: o Google indica que priorizará as páginas com a autenticação SSL, mas não definiu diferenciais para modelos gratuitos ou pagos.

Qual a importância do SEO para um site

A certificação SSL é muito importante para reforçar a imagem de idoneidade de um site. Já o SEO é fundamental para garantir que as páginas do seu site apareçam entre os primeiros resultados nas pesquisas do Google sem ter que pagar por isso.

Considerando que são milhões de pessoas fazendo pesquisas nos mecanismos de buscas a cada segundo, e que cada vez que um determinado site é clicado pelo usuário, a empresa ganha relevância, alcance e até vendas, aparecer no topo das pesquisas faz toda a diferença.

Existem, claro, maneiras de investir em mídia paga – os AdWords do Google – para que seu site esteja sempre entre os primeiros resultados. Mas investir continuamente nessa modalidade pode despender grandes esforços financeiros.

Com as otimizações SEO, as páginas são trabalhadas com palavras-chaves que atendem às preferências quanto a relevância que o Google prioriza e, assim, aparecem organicamente entre os principais resultados. É um esforço que pode gerar excelente economia nas estratégias de marketing digital e colabora com o sucesso do Inbound Marketing.

Inclusive, preparamos alguns artigos completos sobre SEO e Inbound Marketing para você ficar ainda mais por dentro desses assuntos. Confira:

O SSL prejudica o SEO do site?

Segundo o Pew Research Center, 68% dos usuários veem os tipos de proteções de dados insuficientes. Mas apenas 1% das empresas globais adotam a certificação SSL como padrão para suas páginas.

Com o Google priorizando páginas com essa proteção, esse é um fator de diferenciação que não pode ser ignorado para aparecer na frente dos concorrentes.

Contudo, páginas já otimizadas não serão prejudicadas caso não possuam o protocolo SSL. Esse é um ponto já dito pelo próprio Google. Ou seja, não há necessidade de se apressar.

Além disso, haverá priorização do Google para página com protocolo SSL desde que:

  • As páginas não estejam com dependências instáveis/inseguras;
  • Não existam links externos on-host para links de URL com HTTP;
  • Não tenha link canônico para páginas HTTP;
  • Exista um certificado TLS válido para o servidor;
  • Sitemap listando a URL HTTPS ou sem HTTP na URL;
  • Não haver redirecionamento para páginas HTTP analisadas como inseguras;
  • Não contar com meta tag “noindex”
  • Bloqueio com arquivos por robots.txt.

Vale a pena usar a autenticação SSL no site?

Existe um esforço contínuo por parte do Google e outras empresas, como bancos, em educar os usuários sobre a importância de navegar em sites seguros. Logo, há cada vez mais a tendência de que as pessoas prefiram espontaneamente acessar páginas que julguem mais seguras.

Com isso, existe o fato de que as empresas que começarem a utilizar autenticações de segurança notadas pelos usuários, saiam na frente. Então, de fato, é um esforço que pode valer a pena.

De qualquer maneira, é importante ressaltar que esse tipo de mudança deve ser realizado ou, no mínimo, acompanhado por profissionais especializados, pois possíveis mudanças na URL podem prejudicar as otimizações SEO já realizadas.

E então, entendeu como a certificação SSL pode impactar o SEO do site? Aproveite para se aprofundar ainda mais nas otimizações para o seu site e conheça as 6 ferramentas SEO que você precisa conhecer!