Como fazer um anúncio no Google AdWords

O Google AdWords é a principal opção de mídia paga na internet. Seja para empreendedores individuais ou grandes empresas, os anúncios do AdWords são eficientes e podem ser configurados com alta segmentação e diferentes tipos de cobrança para chegar ao público desejado. Abaixo, você aprende como editar seu anúncio no Google AdWords e o que deve evitar para que o Google aceite a veiculação de sua mídia. Siga conosco e confira!

O que é o Google AdWords

O Google AdWords é uma plataforma que permite a criação de anúncios para serem veiculados tanto nos resultados de buscas, quanto na Rede de Display que contempla inúmeros sites ou blogs e, ainda, nas plataformas sociais do Google, como o Youtube e o Gmail.

No vídeo abaixo, você entende perfeitamente como o Google AdWords funciona e quais os principais benefícios para seus negócios. Confira:

https://youtube.com/watch?v=Yf2HGdW1k38%3Frel%3D0

Como configurar sua conta no Google AdWords

Para começar a configurar seu anúncio, faça o login com sua conta Gmail, crie uma conta no Google AdWords e escolha qual o principal meio de pagamento para seus anúncios – entre as opções estão cartão de crédito ou boleto.

O próximo passo, será escolher em qual formato de campanha você deseja realizar. As opções são:

  • Vídeo
  • Rede de Display
  • Campanha em apps
  • Google Shopping
  • Rede de Pesquisa

Entre essas opções, a Rede de Pesquisa é a mais conhecida. Nesse formato, o seu anúncio aparecerá veiculado nos resultados dos buscadores do Google. Ou seja, sempre que uma pessoa fizer pesquisas que tenham relação com seu produto ou serviço, o seu anúncio aparecerá entre as primeiras opções dos resultados.

Esse formato é especialmente interessante, principalmente, você poderá segmentar ao máximo a aparição de seus anúncios para pessoas que busquem por soluções associadas ao seu produto ou serviço.

Vamos a um exemplo simples: Se você é proprietário de uma barbearia recém-inaugurada, você poderá escolher que seu anúncio apareça para homens, de 20 a 40 anos, que morem na região onde está sua barbearia, e que pesquisem por assuntos relacionados ao seu negócio, como, por exemplo, “onde fazer a barba na cidade”. Essa, sem dúvidas, é uma maneira incrível de alcançar as pessoas certas, no momento certo.

Um bom anúncio tem o poder de atrair cliques de clientes potenciais e, com isso, otimizar o investimento feito. Para saber como fazer isso, siga os próximos passos abaixo.

Como é a estrutura do anúncio no Google AdWords

Os anúncios do Google AdWords são estruturados essencialmente em quatro partes:

  1. URL principal: O link com o endereço do seu site para o qual o usuário será direcionado ao clicar no anúncio. Por ser, geralmente, uma URL grande que pode poluir visualmente o anúncio, ela fica invisível para o usuário.
  2. Título: É a chamada para seu anúncio. Tem estrutura de duas linhas com 30 caracteres.
  3. Caminho: É uma URL amigável, fictícia, que deverá reforçar o assunto principal de seu anúncio.
  4. Descrição do anúncio: Tem o máximo de 80 caracteres que descrevem o produto ou serviço oferecido, bem como suas vantagens.

Essa é a estrutura básica e essencial para começar a entender o que deve ser redigido ao configurar seu anúncio no AdWords. Entender bem essa estrutura é o primeiro passo para criar um anúncio de sucesso.

Como produzir um anúncio de boa qualidade no Google AdWords

A primeira e principal dica é se colocar no lugar de quem está fazendo a busca pelo produto ou serviço. Portanto, para o título, tente prever o que as pessoas escreveriam ao procurar por serviços ou produtos semelhantes ao seu.

Outro ponto importante é segmentar o seu anúncio, ou seja, qualifica-lo. Quando você deixa claro para quem está veiculando seu anúncio, o custo por clique (CPC), tende a ser uma excelente opção. O CPC é o principal formato de cobrança para anúncios do Google, que cobrará de você apenas quando o seu anúncio receber cliques.

Se você deseja que seu anúncio seja visualizado apenas por mulheres de uma determinada faixa de idade e em uma determinada região, você tem a possibilidade de configurar o seu anúncio para tal resultado. As opções são muitas!

Outra dica importante, é deixar claro qual o preço cobrado por seu serviço. Desta maneira, você terá a certeza de que, ao clicar no seu anúncio, o usuário estará realmente interessado em fechar negócio. Essa otimização de cliques é importante para que o valor investido não atraia pessoas com pouco ou nenhum interesse.

Como ter anúncios matadores no Google AdWords

Título

O título é o primeiro impacto de seu anúncio junto ao usuário. Portanto, é preciso ter criatividade para criar opções que realmente despertem interesse de quem procura por algo na internet.

Entre as principais dicas, estão:

  • Chame pelo público. Deixe claro para quem se destina o serviço oferecido.

Ex.: Software de gestão para freelancers; Soluções para contadores.

  • Vá direto ao problema. Mostre que você tem uma solução para possíveis problemas dos usuários.

Ex.: Internet lenta?; Problemas dentais?

  • Provoque o interesse. Chame a atenção do usuário por questões que possam incomodá-lo.

Ex.: Não quer esperar a pizza?; Tédio na TV?.

  • Prometa. Ofereça um prazo para solucionar o problema do usuário.

Ex.: Melhore sua respiração em 7 dias; Fique livre da insônia em um mês;

  • Informe. Ou seja, ofereça auxílio valioso para o usuário.

Ex.: Como escolher o melhor notebook; Como configurar o celular.

Descrição

A descrição dos anúncios é feita com apenas 80 caracteres. Portanto, é fundamental ser sucinto para atrair o interesse dos usuários. Lembre-se de que o objetivo principal é fazê-lo clicar em seu anúncio. Para isso, destaque os principais pontos que possam fazer de seu produto ou serviço interessante:

1. Descreva os principais diferenciais:

Ex.: Madeiras de alta qualidade | O motor mais econômico da categoria.

2. Deixe claro quais são os principais benefícios:

Ex.: Economize até 30% em gasolina | Aprimore sua dicção;

3. Esclareça o porque você é melhor do que os concorrentes:

Ex.: Instalação em 30 minutos | 20 anos no mercado;

4. Opiniões que reforçam status

Ex.: Indicado pela Revista Época | 10 vezes vencedor do prêmio “Melhores do Ano”.

5. Utilize Call to Action

Ex.: Baixe agora | Seja um dos primeiros a comprar.

6. Frase que segmente o serviço

Ex.: Disponível para São Paulo | Exclusivo para MEI.

7. Ofereça descontos

Ex.: 50% OFF | Download gratuito.

URL de visualização

Essa URL tem a função de chamar a atenção do usuário. É por esse motivo que, após a veiculação do anúncio, essa parte ficará destacada no anúncio. Ao escolher a URL, busque sintetizar o que está oferecendo, como, por exemplo: “barbearia.com.br/CupomDe50%OFF”.

Essa URL terá papel fundamental para persuadir a atenção do usuário.

URL de destino

Ao escolher a URL de destino, tome o cuidado de levar o usuário para o local que está descrito no anúncio. Se, por exemplo, o anúncio oferece uma porcentagem de desconto no seu serviço, a URL de destino deverá apontar exatamente para a página onde está o cupom oferecido. Isso é fundamental para criar uma boa experiência de navegação para o usuário.

Uma opção para isso é criar uma Landing Page, que é uma página especialmente produzida para oferecer ofertas. Com esse tipo de página, é possível, inclusive, utilizar plug-ins específicos para monitorar a origem e comportamento do usuário que se mostrou interessado.

Extensões de anúncios

As extensões de anúncios são informações complementares que deixam seu anúncio ainda mais interessante para o usuário. Elas têm o papel de facilitar o contato com a sua empresa.

Entre as principais opções de extensões, estão:

  • Sitelinks: levam para outras páginas de seu site;
  • Frases de destaque: reforçam atributos específicos do seu produto ou serviço;
  • Snippets estruturados: destacam marcas, versões, modelos e etc.
  • Chamada: inclui o telefone para contato, o que é especialmente interessante para anúncios veiculados em smartphones, já que será possível realizar automaticamente uma ligação para sua empresa com apenas um clique do usuário.
  • Mensagem: possibilita que o usuário envie uma mensagem pré-editada para sua empresa.
  • Local: permite ao usuário saber o quão distante está sua empresa, permitindo ainda o clique para o Google Maps.
  • Preço: especifica o preço dos produtos ou serviços oferecidos, aumentando o interesse dos usuários.
  • Aplicativos: destaca o aplicativo oferecido no Android ou iOS.
  • Comentários: possibilita que clientes avaliem o serviço oferecido. É uma ferramenta muito interessante para influenciar opiniões de usuários novos.
  • Extensões automáticas: são criadas automaticamente pelo Google com o objetivo de melhorar o desempenho do anúncio.

Qual a importância das extensões em anúncios do Google AdWords

É possível configurar as extensões para serem exibidas entre grupos de anúncios, campanhas e conta. É recomendado que essa configuração seja realizada no momento em que criar grupos de anúncio, pois isso pode aumentar a relevância dos mesmos.

Além disso, a configuração das extensões permite determinar o período de veiculação, o que é ótimo para ações promocionais, ou para exibição somente em dispositivos móveis, impulsionando o alcance para pesquisas realizadas em smartphones, tablets, e etc.

Algumas extensões permitem o clique do usuário para chegar ao seu site, gerando cobrança igual ao clique no anúncio em si.

Contudo, é importante ressaltar que a configuração de uma extensão não significa que ela será veiculada pelo Google, já que a plataforma de busca prioriza as extensões que forem mais relevantes conforme o tipo de interesse do usuário, qual o dispositivo utilizado para a busca, a região, entre outros.

Anúncios Dinâmicos

Esse é um recurso avançado do Google AdWords que facilita o processo de criação do anúncio e reforça a relevância dos mesmos. Entre as opções, estão:

Anúncio dinâmico: Garante que o anúncio seja criado apenas incluindo uma URL de visualização e a descrição. Nesse modelo, titulo e URL final são definidas pelo Google, que irá considerar o tipo de busca do usuário e a página correspondente do site sobre seu produto ou serviço.

Anúncio com atributo dinâmico: É realizada com a configuração tradicional a partir de um texto descritivo, complementando ainda automatização de contagem regressiva que irá determinar o período de veiculação do anúncio e, ainda, a inserção de palavras-chaves relevantes. Para incluir essa opção em seu anúncio, basta utilizar o caractere “{“.

O que evitar em seu anúncio para evitar punições do Google

O Google é absolutamente rigoroso com sua política editorial. Portanto, é importante ter atenção nas informações a seguir para evitar erros ao veicular seu anúncio:

Espaçamento entre palavras

Escreva corretamente os anúncios, respeitando os espaços necessários entre frases. Ex.: A frase “Compre agora.Entrega grátis.” Não seria permitida pela falta de espaço após o primeiro ponto final.

Símbolos e pontuações

Nunca utilize pontuações para forçar a barra chamando a atenção dos usuários. Evite exclamações repetidas ou outros elementos que possam criar ruído visual ao anúncio.

Outro exemplo é não utilizar termos que tentem abreviar expressões, como “D+”. Essas são opções não permitidas pelo Google.

Repetição

Não é permitido repetir palavras que trabalhem como soluções publicitárias. A edição dos anúncios não permite que uma mesma palavra seja repetida três vezes ou mais em uma mesma linha. Portanto, exemplos como “compre, compre, compre agora”, não são permitidos. Como solução, procure por ideias vendedoras, como, por exemplo, a frase “Oportunidade imperdível. Confira.”

Linguagem imprópria

Erros de grafia e termos ofensivos ou gírios, não são permitidos em anúncios. Portanto, cuidado com anúncios “descoladinhos”.

Frases que não são aceitas

Frases genéricas que não tenham associação com a URL de destino ou o texto do anúncio, não são permitidas.

Ex.: Não é permitido o uso genérico de “clique aqui”. Ao invés desse termo, utilize soluções como “Aproveite o download disponível”. Isso terá melhor aceitação, desde que esteja contextualizada com o anúncio.

Superlativos

São frases que procuram demonstrar superioridade. Ex.: “O melhor site da internet”, “A melhor empresa do segmento” e etc.

Esse tipo de chamada só será permitida se essa avaliação for realizada por um terceiro, como, por exemplo, uma revista especializada e reconhecidas por sua relevância, que ofereçam um selo digital visível em sua página.

Seguindo essas recomendações, o seu anúncio no Google Adwords poderá elevar os resultados em negócios para sua empresa de maneira quase imediata. Os bons resultados são muitos, como, aumentar o reconhecimento de sua empresa em uma determinada região, aumentar o número de acessos em sua página, fechar mais vendas e até mesmo fidelizar usuários.

Uma boa opção é ficar sempre atento ao blog do AdWords para conferir ótimas do Google sobre marketing digital.