5 coisas que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso

A ideia de montar uma loja virtual é cada vez mais comum aos empreendedores brasileiros. E não é para menos.

De acordo com a FecomercioSP/Ebit, a estimativa é de que o e-commerce no Brasil alcance crescimento mínimo de 10% ao ano.

Este é um dado muito interessante para entender que, cada vez mais, os brasileiros se adaptam aos meios digitais para realizarem suas compras.

Para entender melhor o que esta demanda representa, basta ter atenção aos dados divulgados na 35ª edição do Relatório WebShoppers, apontando que 48 milhões de consumidores já tiveram alguma experiência de compras via internet. Isto significa 1/4 da população do país.

Entretanto, estes números recheados de boas expectativas trazem a necessidade de atenção quanto ao início em seu e-commerce.

Segundo pesquisa do IBGE, 60% das lojas eletrônicas fecham antes de alcançar 5 anos. E o segredo para que isto não aconteça está no planejamento cuidadoso, no estudo de mercado e na atenção sobre operações.

Portanto, estar sempre atento às principais necessidades para começar com o pé direito é fundamental. E foi pensando nisto que trouxemos 5 dicas valiosas nesta etapa preciosíssima de uma nova fase com seus negócios.

Siga conosco e confira!

1. Fazer um bom planejamento estratégico é vital

O grande sucesso para o sucesso de qualquer empresa está no planejamento. Em um e-commerce, isto pode ser dividido entre 15 a 20% para o modelo de plataforma utilizado e os outros esforços divididos entre tarefas operacionais, marketing e logística.

Neste sentido, montar um ótimo planejamento estratégico será fundamental para garantir as melhores escolhas.

Para isto, você deve começar utilizando planilhas que desconstruam dados sobre o mercado potencial, o posicionamento da concorrência e os principais objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.

É a partir destes passos que você poderá executar suas principais estratégias de maneira segura e com tempo hábil para corrigir possíveis rotas que não seguiram como o planejado.

No final deste post, você encontrará o link com um Guia Completo Sobre E-commerce que inclui todos os detalhes sobre como montar este planejamento estratégico. Não deixe de conferi-lo.

2. Não importa o que você vai vender, precisa ter objetivos bem definidos

Com um bom planejamento estratégico realizado, além de ter à disposição uma excelente visão macro sobre o negócio, você poderá entender questões essenciais sobre o que seu e-commerce terá a oferecer. E isto é essencial para estabelecer seus objetivos.

A partir deste planejamento, você fará importantes análises sobre o cenário e poderá responder a questões fundamentais, como:

  • Entender qual é seu mercado potencial
  • Quais são seus diferenciais com relação à concorrência
  • Qual é o seu público-alvo e onde ele está
  • O que a concorrência tem feito para conquistar este público

Documente todos e, ao longo das estratégias utilizadas, acompanhe estes questionamentos para garantir que os esforços para alcançar os objetivos estejam no caminho certo.

Se você não sabe como definir inicialmente suas principais metas, aqui vão alguns bons exemplos:

  • Gerar mais visitantes novos
  • Converter leads em vendas
  • Crescer em porcentagem de vendas
  • Combater a concorrência
  • Fazer com que mais pessoas reconheçam sua marca

Assim que definir seu objetivo, lembre-se desta dica valiosa: estabeleça números altos o suficiente para manter a motivação e baixos o suficiente para serem alcançáveis. Isto será fundamental para garantir o foco ao longo da estratégia.

3. Você pode abrir seu e-commerce com pouco investimento, mas não deve parar por aí

Montar uma loja virtual é um desejo comum, mas, muitas vezes esbarra na ideia errada de que é possível abrir seu próprio negócio sem qualquer investimento. São muitos fatores que envolvem quais são os custos reais para tirar suas ideias do papel.

A primeira, como dissemos em nossa primeira dica, está no modelo de plataforma para seu e-commerce.

Escolha uma plataforma que acompanhe o escalonamento de seus negócios, ou seja, que não trave com o aumento no volume de visitantes.

Com a plataforma definida, determine um produto principal para alavancar suas vendas iniciais. Estude o valor necessário a ser investido com fornecedores e prazos de entrega para garantir a melhor experiência possível aos seus clientes.

É possível obter bons descontos para muitos volumes entregues em uma mesma região, mas cuidado, barganhe até o ponto em que não comprometer os prazos estabelecidos.

Por fim, lembre-se de que é fundamental a divulgação com ferramentas de marketing digital. Serão elas que impulsionarão suas estratégias de negócios para aumentar o alcance da marca, entender o comportamento do seu público e crescer em vendas.

4. Definir seu território de atuação é o primeiro passo para atrair o público

Segmentação é o segredo de qualquer negócio. Quanto mais você segmenta seu público e seus esforços, maiores serão as chances de alcançar ótimos resultados.

Saber para quem você quer vender é o primeiro e mais importante passo para definir as estratégias de divulgação para seu e-commerce. Após isto, o próximo esforço será estudar onde seu público está localizado.

Isto garantirá que suas estratégias de divulgação com mídia surtam os devidos resultados.

Uma das mais eficazes e econômicas estratégias para a segmentação de seu público é apostar no Inbound Marketing.

O novo marketing, como também é chamado, trabalha a divulgação de conteúdos relevantes e materiais, ricos. Com isto, atrai somente o público que realmente estiver interessado em seus produtos.

O resultado é excelente a médio prazo, porque garante fidelização do público e gera grande economia nos esforços com mídia.

5. O nome de seu e-commerce pode se tornar um imã de clientes

Existe um segredo fundamental para garantir alta visibilidade em seu e-commerce: a escolha de seu nome. Parece óbvio, sabemos, mas não é bem por aí.

Muitos empreendedores esbarram nesta escolha. Alguns recorrem a nomes que remetem apenas às questões tecnológicas, outros, acabam utilizando nomes que em nada lembram seu nicho de negócio.

A escolha do nome para seu e-commerce, caso não seja uma adaptação das lojas físicas para o comércio digital, precisa levar em conta algumas características básicas como:

  • Nome curto de fácil lembrança
  • Que esteja associado ao seu nicho
  • E que não esteja registrado por outra empresa

É importante que você acesse o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e verifique a disponibilidade do mesmo. Caso não esteja sendo utilizado por outra empresa, registre-o imediatamente.

Definiu o nome perfeito? Ótimo! É hora de utilizá-lo para divulgar seus negócios com suas estratégias de marketing digital.

Links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo são algumas das ótimas possibilidades para atrair seus clientes com investimento otimizado.

Para isto, será muito importante que você escolha uma boa agência de comunicação para criar, implementar e gerenciar suas estratégias e mensurar os resultados.

E então, entendeu quais são os primeiros passos para garantir que seu e-commerce tenha sucesso?