Qual a diferença entre marketing de conteúdo e marketing para mídias sociais

Trabalhar com tecnologia é estar sempre próximo às principais inovações sobre comunicação e marketing. Por isso, o dinamismo nas tarefas do dia a dia acaba trazendo um pouco de dificuldade quando você precisa explicar a alguém, quais são exatamente as suas atividades profissionais.

Vamos imaginar o exercício simples de explicar para alguém leigo, que você trabalha com marketing de conteúdo ou oferece serviços para mídias digitais. É como falar grego.

E mesmo quando essa conversa surge em uma roda com outros profissionais de marketing que ainda não estão familiarizados com o marketing de conteúdo, logo surge a necessidade de explicar que essa atividade é diferente do marketing para mídias sociais – embora a produção de conteúdo também seja direcionada às redes sociais.

Enquanto o marketing para mídias sociais é realizado com campanhas de mídias direcionadas ao ambiente de redes sociais, o marketing de conteúdo cria autoridade e trabalha, principalmente, de maneira orgânica para educar e envolver o público.

Quer entender melhor como diferenciar essas duas atividades? Siga conosco e confira os tópicos abaixo!

Marketing de Mídias Sociais x Marketing de Conteúdo

A confusão existe até a página dois. Se olharmos com cuidado para a descrição de cada estratégia, entenderemos as grandes diferenças entre cada uma.

O primeiro ponto a ser falado sobre o marketing de mídias sociais é que, mídias sociais são diferentes de redes sociais. As mídias sociais são os anúncios veiculados em campanhas para divulgar anúncios sobre produtos e serviços no ambiente das redes sociais.

Dessa maneira, as mídias sociais são os anúncios operados nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e outras que surgem com maior ou menor destaque ao longo do tempo.

Vale dizer que podemos veicular diferentes tipos de formatos nas mídias sociais. De anúncios para vendas diretas a conteúdos mais extensos que têm como objetivo criar autoridade para a marca. É assim que o marketing de conteúdo também está presente nas mídias sociais.

Como principal ponto do marketing de conteúdo, devemos entender a divulgação de informações relevantes para uma determinada marca. E nas redes sociais, isso pode ser encontrado por meio de posts ou anúncios.

Por que o marketing de conteúdo é relevante

A principal maneira de as empresas alcançarem seu público nos ambientes digitais, é com o uso de conteúdos – sejam eles distribuídos em mídias sociais pagas ou na criação de conteúdos divulgados em sites, blogs e também nas redes sociais, contribuindo com uma valiosa estratégia orgânica para as marcas.

Embora a utilização de mídias sociais seja interessante para gerar objetivos específicos para negócios, essa estratégia requer um esforço contínuo com investimentos. Já o marketing de conteúdo é uma forma de divulgação gratuita, onde textos, apresentações ou vídeos têm como objetivo principal educar o público sobre assuntos relacionados ao segmento de sua empresa.

Além de ajudar a construir autoridade para a marca, o marketing de conteúdo pode alcançar excelentes resultados orgânicos nos sites de buscas, garantindo que os assuntos abordados sejam encontrados por pessoas com interesses genuínos, o que, como resultado, gera engajamento espontâneo e atemporal, já que bons conteúdos com otimização nunca morrem.

Como utilizar o marketing de conteúdo para gerar ótimos resultados

O marketing de conteúdo é incrivelmente mais econômico do que o investimento em mídia. Segundo a pesquisa Content Trends, a economia chega a 62% e gera o triplo de leads. Além disso, 82% dos profissionais de marketing relatam alcançar ROI positivo com estratégias de Inbound Marketing, que utiliza basicamente o marketing de conteúdo.

Por esse e outros números interessantes para o seu negócio, saber utilizar corretamente o marketing de conteúdo é fundamental.

Profissionalize seu time

De maneira geral, é preciso aliar conteúdos que tenham como objetivo principal ensinar algo ao público, e não apenas vender. Portanto, encontrar boas fontes de informação e contratar redatores habilidosos e com boas noções de estrutura de texto para web, além de técnicas de otimização, é algo fundamental.

Além disso, o uso de ferramentas inteligentes é muito importante para acompanhar corretamente os resultados alcançados com o disparo dos conteúdos oferecidos ao público. Isso permitirá entender quando e quais as principais abordagens trazem os resultados esperados.

Entenda o funil de vendas

Outro ponto importante é entender o funil de vendas, que contempla as fases de conhecimento, consideração e conversão, onde os clientes passam por diferentes fases de interesse sobre o assunto abordado por sua marca. Cada uma dessas fases deve gerar conteúdos específicos que alimentem o público com informações e gerem o interesse pela compra.

Esses conteúdos podem ser oferecidos em diferentes formatos, como blogposts, infográficos, vídeos, e-books, whitepapers e outros. Quanto mais próximo o cliente estiver da compra, mais ricos e específicos os materiais devem ser. Para isso, é muito importante contar com uma boa agencia de conteúdo, que utilizará ferramentas inteligentes para analisar o momento certo de abordar os clientes.

Integre as estratégias

Como dissemos, o marketing de conteúdo é incrível para gerar resultados por um longo período, mas de maneira muito mais econômica do que o investimento em mídias digitais. Portanto, pode e deve ser considerado por sua empresa para gerar maior alcance junto ao público e, principalmente, fortalecer a autoridade de sua marca frente aos concorrentes.

Entretanto, não há necessidade de investir esforços em uma estratégia e abandonar a outra. É possível definir ótimas soluções híbridas, onde os conteúdos mais valiosos, como e-books, whitepapers e infográficos, possam chegar mais efetivamente junto ao público por meio das mídias sociais.

Para isso, é importante desenhar um bom plano estratégico com objetivos bem definidos e acompanhamento constante dos resultados. Dessa maneira, sua empresa alcançará excelentes impactos junto ao público.