O que é SEO e como colocá-lo em prática em seu site

A técnica de SEO (Search Engine Optimization) é uma maneira prática de otimizar os conteúdos de sites, blogs e e-commerces, em busca do principal objetivo, que é um bom ranqueamento nos resultados de pesquisas de usuários que utilizam sites de buscas, como o Google e o Bing. Em outras palavras, com o SEO, suas páginas podem aparecer organicamente entre os primeiros resultados de pesquisas na internet. 

De maneira geral, a técnica SEO é excelente para gerar bons resultados de maneira econômica e inteligente, já que conteúdos com esse tipo de otimização não demandam investimentos com anúncios AdWords e podem ter resultados de longo prazo.

A partir do momento em que os resultados efetivos nas buscas orgânicas são alcançados, e as pessoas encontrem suas páginas mais facilmente, a otimização SEO ajudará a gerar maior autoridade às suas páginas, que ganharão maior relevância e aumentarão a visibilidade de sua marca.

Abaixo, trouxemos ótimas dicas sobre o que é o SEO e como utilizá-lo que, temos certeza, serão valiosíssimas para aumentar ainda mais os resultados para os seus negócios a partir de pouquíssimo investimento.

Siga conosco e boa leitura!

Qual a importância do SEO 

Por mês, são realizadas cerca de 100 bilhões de buscas pelo principal motor de busca da internet, o Google. Entre essas buscas, cerca de 450 milhões são realizadas por combinações de palavras-chaves nunca utilizadas antes. Ou seja, os usuários estão sempre em busca de novas soluções e isso pode trazer muitas oportunidades de que a sua empresa seja encontrada espontaneamente pelos usuários de internet.

Cerca de 90% dos cliques nos resultados obtidos, são realizados nos primeiros links, e, não tenhas dúvidas do quanto isso influencia em resultados importantíssimos, como, por exemplo, a quantidade de acessos em suas páginas.

A partir desse aumento de acessos proporcionados pelo bom posicionamento no Google, haverá maiores oportunidades de alcançar seus objetivos de negócios, como, por exemplo, o aumento na geração de leads e até mesmo a conversão em mais vendas.

Como o algoritmo de buscas do Google funciona

Entender o algoritmo do Google não é nada fácil. São cerca de 200 fatores que cruzam informações em 1/8 de segundo para trazer os resultados à busca definida pelo usuário.

Além dessa complexidade na definição sobre como o algoritmo trabalha, existem ainda as atualizações constantes definidas pelos engenheiros de tecnologia do Google. São até 600 modificações no algoritmo por ano, o que pode mudar drasticamente os resultados para as buscas orgânicas.

Como mergulhar nessa complexidade não é nada fácil, é importantíssimo seguir as dicas para a otimização SEO em seus conteúdos e, assim, garantir que suas páginas sejam sempre visualizadas com alta relevância pelo algortimo e, assim, serem beneficiadas com um bom ranqueamento nas buscas. 

Qual o primeiro passo para ter resultados com as técnicas de SEO

Entender bem para qual público será o serviço ou produto oferecido em suas páginas é o primeiro passo. Para isso, será importante definir as personas interessadas em seu negócio. Personas são personagens fictícios que reúnem características de diferentes pessoas dentro do seu público-alvo. 

Ao definir essas personas, você terá um melhor entendimento sobre quais estratégias poderá desenhar para alcançar esse público e, com isso, ter uma base melhor para produzir os conteúdos otimizados com SEO.

A definição de palavras-chaves

Nesse ponto, é importante entender por meio de pesquisas usando ferramentas como o Google Trends ou outras opções específicas de marketing digital, quais são as principais palavras-chaves mais buscadas por seu público na internet. Essas palavras-chaves poderão ser curtas ou de calda longa, como explicaremos no exemplo abaixo.

Imagine que você tem um e-commerce de tênis de corrida e deseja alcançar o seu público por meio de conteúdos otimizados com SEO. Ao filtrar as principais palavras buscadas por esse público nos mecanismos do Google ou Bing, você notará que algumas são mais curtas, como “tênis”, “tênis de corrida”, “tênis esportivo” – essas são chamadas de palavras-chaves de calda curta ou palavras-chaves simples.

Por outro lado, você notará também que outros termos com alta procura, são mais longos, como “tênis para correr longas distâncias”, “tênis confortáveis para corrida”, “tipos de tênis para correr na rua” — essas são as palavras-chaves de calda longa.

De maneira geral, é sempre recomendado o uso de palavras-chaves de calda longa para que a otimização seja a mais segmentada possível, alcançando um público realmente interessado em seus produtos.

Ao filtrar esse conjunto de palavras-chave, você deverá utilizá-las estrategicamente em diferentes partes do conteúdo, como o título, alguns subtítulos e ao longo do corpo do texto. 

Como otimizar ainda mais o SEO das páginas

Além da otimização de palavras-chave de acordo com o interesse do público, a otimização SEO considera também o uso de links que melhorem reforcem explicações sobre o tema em questão.

Essa distribuição de links ao longo do texto deve considerar o bom senso, evitando excessos e priorizando espaços estratégicos, como o primeiro e o último parágrafo do texto. Esses links podem ser direcionados às suas próprias páginas ou a matérias de outros sites que possam complementar ainda mais a leitura do texto e melhorar a experiência dos usuários.

Além disso, há também o link building, uma técnica em que páginas terceiras com boa relevância direcionem os cliques para o seu site.

A partir da distribuição desses links, o Google entenderá que o seu site oferece alta relevância para o público e que, quando acessado, levará aos interessados as respostas pelas quais estão buscando na internet.

Além da otimização ao longo do corpo do texto, existem também outros métodos, como a renomeação de imagens com palavras-chaves (Alt-Tags), a fácil leitura proporcionada para dispositivos móveis (sites responsivos) e a interação dos usuários ao final do conteúdo.

Qual a fórmula ideal para conseguir bons resultados com SEO

A ciência SEO está em constante transformação devido às contínuas atualizações do algoritmo do Google. Contudo, as técnicas repassadas nos tópicos anteriores que consideram o uso de palavras-chaves no título, subtítulos, imagens e a distribuição de links, certamente serão um bom primeiro passo.

Além disso, é importantíssimo considerar acima de tudo que o seu conteúdo produzido para os usuários seja realmente bom. Isso porque é através dons bons conteúdos que a sua página ganhará um maior número de cliques, conquistará a confiança dos usuários e, com isso, terá melhores resultados nas buscas orgânicas – o que é, inclusive, parte da estratégia Inbound Marketing, como ensinamos neste artigo.

Portanto, antes de pensar em produzir um conteúdo puramente idealizado para obter bons resultados nos mecanismos de buscas, faça todo o esforço possível para produzir conteúdos interessantes e educativos, que de fato ajudem o seu público a esclarecer dúvidas.

Para chegar ao conteúdo perfeito e que agrade a leitura, leve em consideração as seguintes dicas: 

  • Utilize títulos que chamem a atenção;
  • Mantenha blocos de textos com poucas linhas; 
  • Use subtítulos que ofereçam um entendimento rápido sobre a proposta do conteúdo;
  • Sempre que possível explore dados sobre o tema;
  • Convide seus usuários para tirarem possíveis dúvidas ao final do texto;

A partir de uma estrutura de para leitura agradável e a otimização com técnicas SEO, os bons resultados certamente chegarão até as suas páginas. 

Lembre-se: além de conquistar o público, uma boa otimização SEO faz com que os conteúdos sejam encontrados por muitos anos nas pesquisas dos mecanismos de buscas. Não tenha dúvidas sobre a incrível economia que isso trará para a divulgação de suas páginas.