Como Conteúdos de Blog podem Valorizar sua Marca

O Content Trends (2018), maior pesquisa sobre Marketing de Conteúdo no Brasil, deixa bem claro: empresas que criam publicações em blogs conquistam 2x mais visitas à sua marca.

E não é por acaso. Conteúdos disponibilizados podem ser otimizados para os mecanismos de buscas, o que é muito mais barato do que investir em anúncios.

Além disso, postagens em blog criam relação de valor da marca junto ao cliente, que sentirá ainda mais confiança quando percebe conteúdos de qualidade.

Como resultado, as empresas têm maior alcance, mais chances de converter leads e, com uma boa estratégia de automação, conseguem aumentar as vendas. Ou seja, o marketing de conteúdo só traz benefícios. E é sobre isso que falaremos muito mais nos tópicos abaixo.

Siga conosco e confira!

O que é marketing de conteúdo

Para responder a essa pergunta, considere outra: qual a sua primeira atitude quando sente dúvidas sobre um determinado assunto? Provavelmente pesquisar sobre ele.

E se há muitos anos as pesquisas eram feitas procurando nas páginas de livros em estantes intermináveis ou catálogos de compras, agora a procura é digitada em poucas palavras nos mecanismos de buscas, como o Google.

Em poucos segundos, você terá milhares de possíveis respostas que atenderão às suas dúvidas. E, em pouco tempo você identificará quais páginas e marcas oferecem um conteúdo mais satisfatório e confiável.

Quando isso acontece, provavelmente, você será fidelizado e acompanhará todas as principais novidades desse site que identificou como preferido sobre determinado tema.

Isso é o marketing de conteúdo. Ou pelo menos a margem dele, já que é um oceano com ecossistema riquíssimo e oportunidades excelentes para valorizar marcas.

Qual a importância do marketing de conteúdo

Segundo o Content Trends:

  • Mais de 86% encontram conteúdos por meio da busca do Google;
  • Mais de 98% das pessoas consomem conteúdo online.

Mensalmente, são feitas cerca de 100 bilhões de pesquisas pelo buscador do Google. É um número incrível e que tende a crescer cada vez mais.

E com tantas possibilidades de ser encontrado como solução para a necessidade de um usuário, é impossível ignorar a importância dessa estratégia.

Não é à toa que 73% das empresas que estão na internet já adotam o marketing de conteúdo para valorizar a marca.

Entre os pontos mais importantes que reforçam a importância do marketing de conteúdo, estão:

1. Economia

Investir em marketing de conteúdo é 62% mais barato do que investir em mídias pagas. Além disso, a partir do momento em que o investimento acaba, as mídias pagas deixam imediatamente de exibir sua marca.

Com o marketing de conteúdo otimizado com SEO, as postagens têm mais chances de aparecer entre os primeiros resultados dos mecanismos de buscas de maneira mais econômica.

2. Para se tornar referência

A partir do momento em que o conteúdo disponibilizado por sua marca é visto como valioso pelo usuário, consequentemente sua marca passará a também ter mais valor.

Com isso, o usuário aumentará a confiança nos conteúdos disponibilizados em seu site e estará mais disposto a ser convertido como lead.

Assim sua empresa dará muitos passos à frente dos concorrentes, aumentando as possibilidades de aumentar vendas.

3. Segmentação

Um dos principais objetivos de uma empresa na divulgação de seus produtos ou serviços, é alcançar o comprador ideal. Ou seja, fazer com que as informações cheguem ao consumidor mais propenso à compra.

É o que Phillip Kotler, considerado o pai do marketing, chama de acertar o alvo com apenas um tiro de estilingue, e não gastar esforço desnecessário com balas de canhões.

O marketing de conteúdo quando bem feito, inevitavelmente atrairá a atenção dos usuários certos. De maneira geral, quem acessar os conteúdos e consumi-los, estará mais disposto a manter proximidade com sua marca.

Essa segmentação é valiosíssima para converter vendas otimizando esforços. E o que é melhor: enquanto o seu conteúdo estiver aparecendo como resultados nas buscas, continuará segmentando mais e mais pessoas.

4. Fidelizar

Imagine que sua empresa venda tênis esportivos. Você, obviamente, deseja vendê-los pelo melhor preço possível. E, para isso, precisa agregar o máximo de valor aos produtos.

Com o marketing de conteúdo, você consegue contextualizar o valor que deseja. Ao invés de apenas disponibilizar ofertas e descrições dos produtos, você poderá mostrar ao seu público o quanto esse produto fará diferença na vida dele.

Postagens como “Qual o melhor tipo de tênis para correr no asfalto” ou “Qual o tênis ideal para maratonas”, por exemplo, tenderão a atrair muito mais a atenção do público realmente interessado em comprar.

Com isso, além de entregar o produto, você entregará confiança, o que é fundamental para a fidelização.

Vale a pena investir em marketing de conteúdo?

Não há dúvidas de que essa resposta é positiva. E as empresas que já investem nessa estratégia, veem os resultados melhorarem a cada dia.

  • 58,8% das empresas que adotaram o marketing de conteúdo sabem quantos visitantes recebem – e o que fazer para aumentar ainda mais esse número;
  • 43% sabem quantos leads poderão gerar a partir dos conteúdos ofertados;
  • As empresas que disponibilizam conteúdos interessantes recebem 2,6 mais visitas em seu site e geram 3,7 mais leads;

Com tantos resultados positivos a partir de investimentos tão baixos – afinal, basta ter um editor de textos aberto e um bom profissional para gerar conteúdos – definitivamente, o marketing de conteúdo é uma estratégia para brilhar os olhos.

Como criar marketing de conteúdo com bons resultados

Agora que você já sabe o quanto o marketing de conteúdo é importante para valorizar sua marca, é hora de colocar as mãos na massa para começar a produzi-lo.

Contudo, não se engane: para gerar bons resultados é preciso ir além. Lembra-se de que falamos sobre o quanto essa estratégia é profunda e com grande ecossistema? Otimizações com SEO, estratégia Inbound e ferramentas de automação estão entre as principais soluções utilizadas pelas empresas e agências especializadas.

Mas, não se preocupe, a Buli acumula sucessos no auxílio à empresas que desejam começar ou melhorar essa estratégia. Já contamos, por exemplo, como aumentamos em mais de 8.000% as visitas ao site de um cliente.

E para ajudar você a criar o conteúdo ideal, nossa primeira dica é entender um pouco mais sobre personas. Isso porque, ao identificar os clientes ideais para o seu negócio, será muito mais fácil criar conteúdos altamente relevantes.

Então não perca tempo: acesse nosso conteúdo sobre o que é persona e como ela pode aumentar suas vendas e comece a se especializar agora mesmo!